Cronograma foi confirmado pelo Ministério da Educação. O edital completo do exame está previsto para ser publicado na semana que vêm
O Ministério da Educação (MEC) confirmou nesta terça-feira (17) o cronograma das provas do ENEM 2011/2012 (Exame Nacional do Ensino Médio). Os exames serão aplicados em todo o País nos dias 22 e 23 de outubro. Uma segunda edição do programa poderá ser realizada nos dias 5 e 6 de maio de 2012. A decisão ainda não foi confirmada.
O edital do ENEM 2011/2012 está previsto para ser publicado no Diário Oficial da União na próxima semana. A avaliação é composta por quatro provas objetivas de múltipla escolha nas áreas de Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza, Matemática e Ciências Humanas.
A nova avaliação dos alunos do Ensino Médio começou a ser realizada em 2009, quando o MEC propôs a substituição dos vestibulares tradicionais pelo ENEM. Com a nota do exame, os estudantes podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SISU) e concorrer às vagas de diversas instituições públicas de Ensino Superior de todo o país.
A participação no ENEM é obrigatória para os estudantes interessados em uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni). O auxílio é destinado a candidatos que tenham cursado o Ensino Médio em escolas públicas ou em colégios particulares com bolsa integral. O valor da bolsa pode ser integral ou parcial, dependendo da renda familiar.
A obrigatoriedade da participação no ENEM também é válida para os candidatos ao Financiamento Estudantil (FIES).
Edição 2010
Mais de 4 milhões de candidatos se inscreveram na edição 2010 do ENEM. O exame mediou o processo seletivo de 83 instituições, sendo 39 universidades federais. Ao todo, foram oferecidas 83 mil vagas. O programa, no entanto, ficou marcado pelo erro nas impressões das provas.
Fonte: Noticias.universia