Quadros modernos para a Casa Branca

Fonte: Destak/Lusa

O casal Obama pediu emprestadas 47 obras de arte aos museus de Washington, a maioria de pintores contemporâneos norte-americanos, para decorar as paredes da Casa Branca, revelou o Gabinete da Primeira Dama, Michelle Obama.

Entre os quadros escolhidos, cuja lista foi divulgada na terça-feira, figuram sete telas de artistas negros, nomeadamente uma obra de Glenn Ligon, artista que explora os temas da política e da raça utilizando nas suas tela textos, néons e fotos.

As obras foram pedidas a cinco museus, entre os quais figuram a National Gallery of Art e o museu da escultura Hirshhorn.

O pintor William Johnson, do movimento de renovação da cultura afro-americana “Renascimento de Harlem”, está representado por quatro cenas ‘naif’, assim como Alma Thomas, uma das primeiras mulheres pintoras afro-americanos, nome da pintura abstracta.

national-black-fine-arts-show
Imagem: Artista/William H. Johnson

Foram escolhidas várias peças de cerâmica ou de arte dos nativos americanos. George Catlin, o retratista dos costumes indígenas no século XIX tem um lugar de destaque na residência presidencial com uma dezena de quadros.

Entre os mais clássicos, só um pôr do Sol (Sunset) melancólico de Winslow Homer e dois bronzes de bailarinas de Degas, enquanto os pintores abstractos Mark Rothko, Josef Albers, conceptuais como Edward Corbett e Jasper Johns, ou ainda da pop-art como Edward Ruscha estão bem representados.

Do outro lado do Atlântico, para além de Degas, há naturezas mortas de Giorgio Morandi ao lado de uma impressão de Nice por Nicolas de Stael.

Segundo o comissário para as Artes da Casa Branca, William Allman, a escolha dos Obama ” demonstra um interesse pela verdadeira arte moderna “.

Matéria original

+ sobre o tema

Menos de 1% dos municípios do Brasil tem só mulheres na disputa pela prefeitura

Em 39 cidades brasileiras, os eleitores já sabem que...

Prostituição e direito à saúde

Alexandre Padilha errou. Realizar campanhas de saúde pública é...

Estudo mostra que pais podem ajudar a criar pequenos narcisistas

Se você acha que seu filho é ‘mais especial’...

para lembrar

Governo quer abrandar multa a empresas que pratiquem discriminação racial e de orientação sexual

Governo quer abrandar multa. Alteração está em minuta do...

Metrô em Higienópolis: Parecer técnico define local da estação

Estação Angélica-Pacaembu será feita na Rua Sergipe. Projeto...

Ranking das 50 cidades mais violentas do mundo tem 21 brasileiras

A ONG mexicana Seguridad, Justicia y Paz (Segurança, Justiça...

Pessoas com nanismo conquistam fama e se tornam influenciadoras na web

Se no passado as pessoas com nanismo eram acostumadas...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Barack Obama elege seus filmes favoritos de 2023; veja lista

Tradicionalmente, o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, escolhe seus filmes, músicas e livros favoritos do ano. Nesta quarta-feira (27), Obama compartilhou em suas...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...
-+=