Quarenta jovens europeus morrem por violência todo dia

Mais de 15 mil jovens morrem anualmente por atos de violência na Europa, disse a Organização Mundial da Saúde nesta terça-feira. Cerca de 40 por cento dessa mortes são causadas por esfaqueamento.

Em um relatório sobre a violência na Europa, a OMS afirmou que as 40 mortes que ocorrem diariamente por esfaqueamento e outros ataques são uma “perda enorme para a sociedade”, e muitas poderiam ser evitadas por políticas que unam os setores de saúde, educação e justiça criminal.

O estudo descobriu que o porte de facas é comum em muitos países europeus — cerca de 12 por cento de jovens portam facas — e os índices de assassinato são mais altos na Rússia, Albânia, Cazaquistão e muitos países do leste Europeu.

Outras formas comuns de assassinato de jovens são por tiros ou estrangulamento. A violência não-letal é muito mais comum. Para cada morte não violenta a entidade estima que 20 jovens vítimas da violência sejam internados em hospitais.

“Há muito a se ganhar adaptando a experiência de alguns dos países europeus mais bem-sucedidos na prevenção de violência”, disse Zsuzsanna Jakab, diretora-regional da OMS para a Europa, que divulgou o relatório em Londres.

Ela disse que se as autoridades aumentarem os investimentos e tiverem como foco políticas de prevenção contra a violência em diversos setores do governo, a Europa poderia salvar mais de 13 mil vidas por ano — nove em cada dez mortes violentas.

As pesquisas indicam que o “bullying” em escolas e na comunidade aumenta o risco de jovens se envolverem com a violência, mas não existe relação significativa entre o consumo de álcool ou drogas e o porte de uma arma, informou o relatório.

 

Fonte: CorreiodoBrasil

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...