Que parada!

Fonte: Folha de São Paulo –

É possível que o Rio de Janeiro tenha tido um governador gay. Ou um prefeito gay. Mas nenhum deles compareceu tão efusivamente a uma das 14 edições da parada do orgulho gay como fizeram no domingo o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes.

Interesse eleitoral? Muito provavelmente, mas isso não é suficiente para manchar o apoio institucional no combate ao preconceito. Políticos jovens, Cabral e Paes tentam pautar sua agenda por temas modernos, não temendo indispor-se com fatias conservadoras. Parece pouco, mas não é.

sergio-cabral

“Eu sou homofóbico”, escreveu o goleiro polonês Arek Onyszko em livro autobiográfico recém-lançado. Ontem, o FC Midtjylland, da primeira divisão do futebol dinamarquês, demitiu-o em razão da declaração intolerante. Onyszko não parece flor que se cheire. Jogava com uma tornozeleira eletrônica, destinada a condenados em regime aberto, por ter sido sentenciado a três meses de prisão por agredir sua mulher.

Não se trata de um exemplo incomum de homofobia. As torcidas adversárias do São Paulo a cada jogo fazem coro para Richarlyson, chamando-o de “bicha e veado”. Já aconteceu vezes e mais vezes.

Que atleta, técnico ou dirigente saiu publicamente em sua defesa? Que jornal registrou indignado a agressão? Quem achou que seria relevante condenar esse ataque, como é comum em caso de erro da arbitragem ou das brigas entre torcidas? Só algumas exceções-entre elas um blogueiro de 15 anos- que confirmam a regra.

Cada um sabe o peso existencial de sair do armário; é um exercício de liberdade individual. Mas é parada dura conter quem acha que pode esmurrar a porta em nome de uma macheza que não se sustenta em pé.

Matéria original

+ sobre o tema

Mais de 6 mil crianças são resgatadas do trabalho infantil em 2 anos

Entre 2023 e abril de 2025, 6.372 crianças e...

Crescimento de umbanda e candomblé reflete combate à intolerância

O número de adeptos de religiões afro-brasileiras, como umbanda...

Caso Miguel completa 5 anos: mãe critica lentidão da Justiça

A próxima terça-feira (dia 10) será mais um dia...

Transição energética não pode repetir injustiças históricas

Cá entre nós, no Brasil, o modelo de desenvolvimento...

para lembrar

Obama diz que responsáveis por ataque a Boston serão punidos

O presidente americano Barack Obama afirmou que os responsáveis...

Joaquim Barbosa: “Brasil não está preparado para um presidente negro”

Para o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Alckmin arrecada 35% a mais que Serra

Candidato ao governo de São Paulo, tucano declarou à...

Manifesto: “Por una Revolución Poética Mundial”

El Movimiento Poético Mundial se declara en rebeldía ante...

Meninas mães passam de 14 mil e só 1,1% tiveram acesso a aborto legal

Quase 14 mil meninas de 10 a 14 anos de idade tiveram filhos no Brasil em 2023, e apenas 154 tiveram acesso ao aborto...

5 fatos que marcaram a atuação política de Pepe Mujica na presidência do Uruguai 

Pepe Mujica viveu até os 89 anos de idade e marcou a política latino-americana com suas ações em prol de causas populares e em...

INSS notificará beneficiários vítimas de descontos a partir de terça

A partir desta terça-feira (13), os aposentados e pensionistas que sofreram descontos em seus benefícios por meio de associações irão receber uma notificação do Instituto Nacional do...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.