Que parada!

Fonte: Folha de São Paulo –

É possível que o Rio de Janeiro tenha tido um governador gay. Ou um prefeito gay. Mas nenhum deles compareceu tão efusivamente a uma das 14 edições da parada do orgulho gay como fizeram no domingo o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes.

Interesse eleitoral? Muito provavelmente, mas isso não é suficiente para manchar o apoio institucional no combate ao preconceito. Políticos jovens, Cabral e Paes tentam pautar sua agenda por temas modernos, não temendo indispor-se com fatias conservadoras. Parece pouco, mas não é.

sergio-cabral

“Eu sou homofóbico”, escreveu o goleiro polonês Arek Onyszko em livro autobiográfico recém-lançado. Ontem, o FC Midtjylland, da primeira divisão do futebol dinamarquês, demitiu-o em razão da declaração intolerante. Onyszko não parece flor que se cheire. Jogava com uma tornozeleira eletrônica, destinada a condenados em regime aberto, por ter sido sentenciado a três meses de prisão por agredir sua mulher.

Não se trata de um exemplo incomum de homofobia. As torcidas adversárias do São Paulo a cada jogo fazem coro para Richarlyson, chamando-o de “bicha e veado”. Já aconteceu vezes e mais vezes.

Que atleta, técnico ou dirigente saiu publicamente em sua defesa? Que jornal registrou indignado a agressão? Quem achou que seria relevante condenar esse ataque, como é comum em caso de erro da arbitragem ou das brigas entre torcidas? Só algumas exceções-entre elas um blogueiro de 15 anos- que confirmam a regra.

Cada um sabe o peso existencial de sair do armário; é um exercício de liberdade individual. Mas é parada dura conter quem acha que pode esmurrar a porta em nome de uma macheza que não se sustenta em pé.

Matéria original

+ sobre o tema

Ascensão econômica desde 2003 não modifica valores políticos, diz pesquisa

Estudo mostra que população associa ganhos dos últimos 10...

Marcos Coimbra: O “povão” e a nova maneira de avaliar os candidatos

Por Marcos Coimbra, no Correio Braziliense   A...

A luta de uma escritora da Islândia para que não haja mais tragédias como a do bebê sírio. Por Paulo Nogueira

E então penso comigo. Tanta gente desinspiradora tem ocupado meus...

Campanha Justiça por Miguel recebe apoio de artistas

Nesta quarta-feira (2), artistas, militantes, ativistas, advogados e familiares...

para lembrar

Estamos criando monstros

- A criança que vocês adotaram não combinou muito...

Diário Oficial publica vetos de Dilma ao Código Florestal

Presidente vai enviar uma medida provisória ao Congresso para...

Sim! Sou negra!

“Por favor, você poderia encher a garrafa de café?”....

Geração

Por Mauricio Pestana, para Portal Geledés Pertenço a uma geração que tem...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=