Que pena! Windeck chega ao fim

Amanhã, terça, a partir das 23 horas, a novela Windeck, de produção  angolana, chega ao fim. Exibida pela TV Brasil desde novembro do ano passado, a trama foi um acerto e premiou a ousadia da emissora.

Por Cleidiana Ramos, do Mundoafro

Partindo do que são capazes pessoas que ambicionam poder e dinheiro –”windecks”- na gíria angolana, a novela é de uma ousadia impressionante desde os temas que abordou– relações homoafetivas, violência doméstica, homofobia, dependência de álcool e cicatrizes do colonialismo– até a linguagem escancaradamente exagerada que faz lembrar, às vezes, as tramas mexicanas.
Além disso, é gratificante assistir negras e negros em papéis de protagonismo social (executivos, modelos, jornalistas e médicos), além de apresentar uma Luanda moderna, mesmo que em processo de reconstrução, o que apaga vários dos estereótipos que mantemos sobre cidades da África Negra.

Sem pudor, a sinopse usou e abusou dos clichês clássicos da teledramaturgia (golpe da barriga; vilania pura, sem nuances psicológicas e mocinha e mocinho ingênuos), com doses de humor, mas muito bem costurados.

 

A trilha musical foi outra boa surpresa com ritmos angolanos variados que iam do semba ao kuduro passando também por estilos que lembram a nossa MPB.

Mesmo o que poderia ser uma barreira– a diferença do português falado em Angola do que é usado no Brasil- acabou em acerto. Passado o estranhamento inicial foi divertido aprender o significado de palavras como cumbu e bazeza. O recurso do glossário, que aparecia em meio às cenas, foi eficiente.

Windeck termina alcançando médias de audiência surpreendentes para uma novela estrangeira em um canal que não tem tradição em teledramaturgia e em um horário ingrato (23 horas): em Salvador, a média foi 0,7 no Ibope com dias de pico de um ponto. Porto Alegre foi outro lugar com boas marcas.
Vamos torcer para que a TV Brasil volte a apostar em ações parecidas.

Confira abaixo a sinopse do último capítulo:

Ofélia telefona para Wilson e marca um encontro com urgência. Ela também convoca Isaura, Luena e Kiluanji para fazer uma revelação a todos. Vitória decide assaltar o cofre dos Voss no dia do casamento de Kiluanji e Ana Maria. Vitória e Henda se disfarçam de empregados do bufê e entram na mansão. A vilã consegue chegar ao escritório e tenta abrir o cofre. Será que ela vai conseguir?

+ sobre o tema

Show Review: Louis Vuitton Spring 2012 Menswear Collection

Kim Jones disse que a inspiração Africana que permeia...

EGUNGUN

África Egungun pertence à Mitologia Yoruba. Brasil Egungun, espírito...

Dia do rap: “ser voz da periferia é um orgulho”, diz Emicida

Rappers celebram bom momento do hip hop nacional e...

Thabata Lorena: Show de Gravação do DVD – Novidades Ancestrais – 22/06

A mais nova revelação da música brasileira, encanta o...

para lembrar

O Invisível Gaúcho Negro

Como você deve saber, eu sou militar, e em...

“Love on Top”, de Beyoncé, é eleita a música romântica do século; confira top 50

Nesta segunda-feira (14), comemora-se o Valentine’s Day. Em comemoração...
spot_imgspot_img

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...
-+=