Quem sonha em estudar nos Estados Unidos provavelmente já deve ter ouvido falar das mais renomadas instituições do mundo, como Brown University, Columbia University, Cornell University, Dartmouth College e Harvard University. Entretanto, muitos jovens desconhecem o caminho a ser percorrido para conquistar um espaço em uma dessas universidades.
O que muitos não sabem é que o Brasil é um dos países que recebe anualmente recursos do Departamento de Estado Norte-Americano para aplicar o programa Oportunidades Acadêmicas (Opportunity Funds), voltado especialmente a estudantes de baixa renda que possuem inglês avançado e forte perfil acadêmico.
O programa arca com as despesas do processo de admissão, acompanha e orienta o aluno para que ele tenha maiores chances de concorrer a uma bolsa de uma universidade americana. O valor total destes custos pode chegar a R$ 4,5 mil.
Os centros de orientação EducationUSA, órgão oficial do governo americano para estudos nos Estados Unidos, são os responsáveis por disseminar o programa e preparar interessados em todo o país.
Para participar do programa é preciso ser aluno do 2º ou 3º ano do ensino médioe não ter ingressado no ensino superior, além de pertencer a uma família de baixa renda. Também é necessário ter um forte perfil acadêmico e inglês avançado. Atividades comunitárias, práticas esportivas e cartas de recomendação também contam pontos.
A seleção de candidatos se inicia em outubro de 2016. Não há um número fixo de vagas. Para se candidatar, o estudante deve preencher o formulário que ficará disponível neste site. Então, guarde esta matéria e marque a data na agenda!