Querendo negros nos ministérios, Educafro faz carta aberta À Presidente Dilma e a todos os partidos da base aliada!

Em três de dezembro de 2014, ao ser confirmada a sua reeleição, enviamos uma carta aberta à Presidenta DILMA perguntando: “DOS 39 MINISTÉRIOS DA ESPLANADA, QUANTOS TERÃO MINISTROS NEGROS/AS?” Qual foi a reposta do Governo?… Nesta terça, dia 28/9/2015, será fechada a SEPPIR, que tem status de Ministério, com a justificativa de combater a crise econômica do País.

Enviado para o Portal Geledes por Frei David

Como? A SEPPIR era o Ministério com a menor verba da esplanada!?! Com o seu fechamento, queremos que o novo órgão garanta e amplie os investimentos específicos para as politicas públicas de inclusão da população negra.

O atual quadro deixado pela crise financeira, que abala o mundo e especialmente o Brasil, indica que é fundamental “enxugar a máquina pública”. A conta desta crise não pode ficar nas costas do povo negro.

Nesta pesada estrutura pública, há muitos setores de onde cortar, tais como: mordomias com carros públicos usados individualmente ao invés de coletivamente; mordomias com apartamentos, etc.

Os trabalhadores da sociedade civil não têm direito a estas mordomias.

Por que os trabalhadores públicos de elite, que recebem altos salários, não são os primeiros a fazer o sacrifício? O novo Partido Político da Espanha, o “PODEMOS”, iniciou sua reforma política por aí, cortando as mordomias dos cargos. Está recebendo aplausos

incessantes! Por que os Partidos sérios que estão nos poderes Municipal, Estadual e Federal não começam a agir a exemplo do “PODEMOS”? Ao invés, cortam­se os investimentos no “FIES dos pobres”, no “Minha Casa Minha Vida”; e nas “bolsas moradia e alimentação dos universitários negros e pobres”… O Governo precisa cortar na sua própria carne, e não na comunidade negra! Especialmente neste momento em que a ONU acaba de decretar a “Década do afrodescendente 2015 ­ 2024”.

Nesta reforma ministerial de setembro/2015, solicitamos a Presidenta DILMA:

1 – Que seja mantida a SEPPIR, considerando que é um Ministério/Secretaria símbolo da luta histórica por politicas públicas empreendidas com determinação pelo povo negro, haja vista que é o Ministério que tem o menor orçamento entre todos, logo, seu fechamento não vai resolver a crise financeira do Brasil.

2 – Que, no “enxugamento dos Ministérios”, a Presidenta DILMA faça agora o que ainda não fez: QUEREMOS VER 3 NEGROS/AS COMPONDO A NOVA EQUIPE DE MINISTROS/AS NESTA REFORMA MINISTERIAL! Denunciamos o racismo institucional destacado na não escolha de negros/as para os cargos de Ministros/as nos dois Governos da Presidenta da República. Nós, o povo negro, somos 53,7% do Brasil e a falta de representatividade revela o racismo institucional. Precisamos combater este e outros tipos de racismo que corroem a sociedade brasileira!

3 – Que o Governo nos atenda com TRÊS negros/as nos Ministérios, assim não teremos dificuldades em colaborar e compreender a fusão das Secretarias com status de Ministérios, compondo um único Ministério.

A EDUCAFRO denuncia o racismo presente em todos os partidos. Acabam de votar cotas para mulheres e nem se quer permitiram entrar em pauta as COTAS para negros! Conclamamos os partidos a reverem suas práticas e abrirem­se para as pautas da comunidade negra.

Assinam: Frei David Santos OFM e os 50 ativistas presentes na militância em Brasília.

e­mail:​[email protected]:​www.educafro.org.br

Sede Nacional:​Rua Riachuelo, 342 ­ Sala 05 ­ Centro ­ CEP 01007­000 ­ São Paulo, SP ­ pabx/fax:​(11) 3107.5024 Sede Rio de Janeiro:Rua Buenos Aires no 167 – Centro – RJ tel (21) 2509 3141

 

 

+ sobre o tema

Morgan Freeman defende casamento gay em peça na Broadway

O ator Morgan Freeman vai defender a legalização do...

Rio conclui revitalização de circuito da herança africana na zona portuária

A prefeitura do Rio de Janeiro inaugurou hoje (30)...

Cantor Stevie Wonder é nomeado mensageiro da paz da ONU

O cantor norte-americano Stevie Wonder foi nomeado "mensageiro da...

para lembrar

Bumba meu boi é uma ópera popular reveladora do inconformismo

As festas juninas resistem, notadamente no Nordeste. Cada Estado...

Panteras Negras: A história em 27 fatos importantes

Panteras Negras - conheça a história (The Black Panthers). Panteras...

História do Reggae – Parte 2 – Rocksteady

por Leo Vidigal Rocksteady é o nome normalmente dado...
spot_imgspot_img

A cidade de Lima Barreto: obra do escritor é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio

Lima Barreto é autor do Rio. A frase soa óbvia, mas não se refere apenas ao fato de o escritor ser um legítimo carioca...

Clássico de Carolina Maria de Jesus será lançado em audiolivro na voz de Tatiana Tiburcio

Obra mais conhecida de Carolina Maria de Jesus, "Quarto de despejo" será lançado no fim deste mês em audiolivro inédito pela Supersônica na voz de...

Templo Espírita Ogum Megê passa a ser considerado Patrimônio Imaterial do Rio de Janeiro

O Templo Espírita Ogum Megê, em Vaz Lobo, na Zona Norte, agora é considerado Patrimônio Imaterial do estado do Rio de Janeiro. A iniciativa...
-+=