‘Queria saber se meu cabelo é igual ao seu’, disse garoto a Obama

Fotógrafo conta história de foto em que menino toca a cabeça do presidente.
Imagem, feita há 3 anos, se tornou uma das preferidas da equipe de Obama.

A história por trás de uma fotografia feita em maio de 2009, que mostra um garoto de 5 anos pegando no cabelo do então recém-empossado Barack Obama, se tornou um dos artigos mais lidos e compartilhados do “The New York Times” ao ser publicada na quarta (23), em meio à campanha eleitoral nos Estados Unidos.

Há três anos, segundo o diário, Jacob Philadelphia estava visitando a Casa Branca com seu pai, um ex-oficial da Marinha que estava deixando o trabalho de dois anos no Conselho de Segurança Nacional na sede dos governo dos EUA.

Foto de Obama abaixando para que o menino toque sua cabeça está pendurada na Casa Branca (Foto: The New York Times/Pete Souza/Casa Branca)

O pai pediu ao presidente para tirar uma foto com a família. O pequeno Jacob disse que tinha uma pergunta para Obama, que ocupava a cadeira de presidente há apenas cinco meses.

“Eu quero saber se meu cabelo é igual ao seu”, disse o garoto a Obama, que não entendeu de início a pergunta e pediu que ele repetisse. Jacob repetiu e o presidente, segundo o “NYT” respondeu: “Por que não toca e vê você mesmo?” Ele baixou a cabeça, mas Jacob hesitou. “Toca aí, rapaz!”, disse Obama.

Enquanto o garoto tocava a cabeça do presidente, o fotógrafo da Casa Branca Pete Souza registrava a cena. “O que você acha?”, perguntou Obama. “Sim, é igual”, respondeu o menino.

O jornal relembra que Obama evitou discutir a questão racial durante todo o primeiro mandato. Mas a foto, diz o “NYT” é “uma evidência clara que o presidente continua a ser um grande exemplo para negros”.

“Como fotógrafo, você sabe quando está diante de um momento único”, disse o fotógrafo ao jornal. “Mas eu não percebi a extensão que aquela imagem teria, se tornando uma das preferidas do pessoal da Casa Branca, que a colocou na parede. Eu acho que as pessoas são tocadas pelo fato de o presidente dos Estados Unidos se curvar diante de uma criança e deixar que toque a cabeça dele.”

 

A “Tal” Consciência Humana: Aluno de 8 anos com cabelo Black Power impedido de fazer rematrícula em escola

 

Fonte: Obama

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...