‘Queria saber se meu cabelo é igual ao seu’, disse garoto a Obama

Fotógrafo conta história de foto em que menino toca a cabeça do presidente.
Imagem, feita há 3 anos, se tornou uma das preferidas da equipe de Obama.

A história por trás de uma fotografia feita em maio de 2009, que mostra um garoto de 5 anos pegando no cabelo do então recém-empossado Barack Obama, se tornou um dos artigos mais lidos e compartilhados do “The New York Times” ao ser publicada na quarta (23), em meio à campanha eleitoral nos Estados Unidos.

Há três anos, segundo o diário, Jacob Philadelphia estava visitando a Casa Branca com seu pai, um ex-oficial da Marinha que estava deixando o trabalho de dois anos no Conselho de Segurança Nacional na sede dos governo dos EUA.

Foto de Obama abaixando para que o menino toque sua cabeça está pendurada na Casa Branca (Foto: The New York Times/Pete Souza/Casa Branca)

O pai pediu ao presidente para tirar uma foto com a família. O pequeno Jacob disse que tinha uma pergunta para Obama, que ocupava a cadeira de presidente há apenas cinco meses.

“Eu quero saber se meu cabelo é igual ao seu”, disse o garoto a Obama, que não entendeu de início a pergunta e pediu que ele repetisse. Jacob repetiu e o presidente, segundo o “NYT” respondeu: “Por que não toca e vê você mesmo?” Ele baixou a cabeça, mas Jacob hesitou. “Toca aí, rapaz!”, disse Obama.

Enquanto o garoto tocava a cabeça do presidente, o fotógrafo da Casa Branca Pete Souza registrava a cena. “O que você acha?”, perguntou Obama. “Sim, é igual”, respondeu o menino.

O jornal relembra que Obama evitou discutir a questão racial durante todo o primeiro mandato. Mas a foto, diz o “NYT” é “uma evidência clara que o presidente continua a ser um grande exemplo para negros”.

“Como fotógrafo, você sabe quando está diante de um momento único”, disse o fotógrafo ao jornal. “Mas eu não percebi a extensão que aquela imagem teria, se tornando uma das preferidas do pessoal da Casa Branca, que a colocou na parede. Eu acho que as pessoas são tocadas pelo fato de o presidente dos Estados Unidos se curvar diante de uma criança e deixar que toque a cabeça dele.”

 

A “Tal” Consciência Humana: Aluno de 8 anos com cabelo Black Power impedido de fazer rematrícula em escola

 

Fonte: Obama

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

para lembrar

Quem é Amanda Gorman, a poeta de 22 anos convidada para a posse de Biden

Amanda Gorman tem apenas 22 anos e uma importante...

Frei Betto: Como nascem os preconceitos

  As discriminações não nascem na natureza. Brotam...

Ciência, religião e o Haiti

A realidade é crua: a natureza ...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...
-+=