‘Queria saber se meu cabelo é igual ao seu’, disse garoto a Obama

Fotógrafo conta história de foto em que menino toca a cabeça do presidente.
Imagem, feita há 3 anos, se tornou uma das preferidas da equipe de Obama.

A história por trás de uma fotografia feita em maio de 2009, que mostra um garoto de 5 anos pegando no cabelo do então recém-empossado Barack Obama, se tornou um dos artigos mais lidos e compartilhados do “The New York Times” ao ser publicada na quarta (23), em meio à campanha eleitoral nos Estados Unidos.

Há três anos, segundo o diário, Jacob Philadelphia estava visitando a Casa Branca com seu pai, um ex-oficial da Marinha que estava deixando o trabalho de dois anos no Conselho de Segurança Nacional na sede dos governo dos EUA.

Foto de Obama abaixando para que o menino toque sua cabeça está pendurada na Casa Branca (Foto: The New York Times/Pete Souza/Casa Branca)

O pai pediu ao presidente para tirar uma foto com a família. O pequeno Jacob disse que tinha uma pergunta para Obama, que ocupava a cadeira de presidente há apenas cinco meses.

“Eu quero saber se meu cabelo é igual ao seu”, disse o garoto a Obama, que não entendeu de início a pergunta e pediu que ele repetisse. Jacob repetiu e o presidente, segundo o “NYT” respondeu: “Por que não toca e vê você mesmo?” Ele baixou a cabeça, mas Jacob hesitou. “Toca aí, rapaz!”, disse Obama.

Enquanto o garoto tocava a cabeça do presidente, o fotógrafo da Casa Branca Pete Souza registrava a cena. “O que você acha?”, perguntou Obama. “Sim, é igual”, respondeu o menino.

O jornal relembra que Obama evitou discutir a questão racial durante todo o primeiro mandato. Mas a foto, diz o “NYT” é “uma evidência clara que o presidente continua a ser um grande exemplo para negros”.

“Como fotógrafo, você sabe quando está diante de um momento único”, disse o fotógrafo ao jornal. “Mas eu não percebi a extensão que aquela imagem teria, se tornando uma das preferidas do pessoal da Casa Branca, que a colocou na parede. Eu acho que as pessoas são tocadas pelo fato de o presidente dos Estados Unidos se curvar diante de uma criança e deixar que toque a cabeça dele.”

 

A “Tal” Consciência Humana: Aluno de 8 anos com cabelo Black Power impedido de fazer rematrícula em escola

 

Fonte: Obama

+ sobre o tema

Maranhão tem 30 cidades em emergência devido a chuvas

Subiu para 30 o número de cidades que decretaram...

O Estado emerge

Mais uma vez, em quatro anos, a relevância do...

Extremo climático no Brasil joga luz sobre anomalias no planeta, diz ONU

As inundações no Rio Grande do Sul são um...

IR 2024: a um mês do prazo final, mais da metade ainda não entregou a declaração

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda...

para lembrar

Pedrinhas, as lagostas e o reino de Deus – Por Lyndon de Araújo Santos

Qual a relação entre a violência na...

Desigualdade não é detalhe

A reforma da Previdência em tramitação não leva em...

Conectados venceremos!

Por Fernanda Pompeu Quantas vezes você já ouviu...

Para onde vai a onda das manifestações? por Pablo Villaça

Hoje participei da manifestação que ocorreu em Belo...

Mulheres em cargos de liderança ganham 78% do salário dos homens na mesma função

As mulheres ainda são minoria nos cargos de liderança e ganham menos que os homens ao desempenhar a mesma função, apesar destes indicadores registrarem...

‘O 25 de abril começou em África’

No cinquentenário da Revolução dos Cravos, é importante destacar as raízes africanas do movimento que culminou na queda da ditadura em Portugal. O 25 de abril...

IBGE: número de domicílios com pessoas em insegurança alimentar grave em SP cresce 37% em 5 anos e passa de 500 mil famílias

O número de domicílios com pessoas em insegurança alimentar grave no estado de São Paulo aumentou 37% em cinco anos, segundo dados do Instituto...
-+=