Questão racial no Brasil e no mundo é tema de exposição na Biblioteca Isaías Paim

A Fundação de Cultura do governo de Mato Grosso do Sul, realiza na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim a partir de 06 de maio às 8h, exposição literária com obras históricas, biográficas e literárias sobre grandes figuras da cultura afrodescendente no Brasil e no mundo. No momento em que se discute políticas de ação afirmativa é importante lembrar que os negros contribuíram não somente nos aspectos cultural, esportivo, gastronômico e religioso, mas principalmente na formação político-social de nosso país.

Um dos exemplos disso é o atual presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, primeiro afrodescendente a presidir a corte constitucional brasileira e escolhido pela revista norte-americana Time, como uma das cem pessoas mais influentes no mundo em 2012. O ex-ministro da cultura, Gilberto Gil, uma das maiores personalidades da música brasileira, reconhecido mundialmente. Outro é Édson Arantes do Nascimento, conhecido em todo o mundo como Rei Pelé, eleito pelo jornal francês L’Equipe como o Atleta do Século XX.

Dentre os livros que estarão expostos há duas obras basilares sobre o estudo da questão racial como “Casa Grande & Senzala” e “Sobrados e Mucambos”, do sociólogo e historiador social Gilberto Freyre; um trabalho pioneiro da professora da UFMS e antropóloga Ana Lúcia Farah Valente; do geógrafo Milton Santos, um negro baiano, de origem humilde, professor emérito da USP, autor de diversos livros e artigos científicos na sua área; uma obra ensaística de Arthur Ramos, fundadora da pesquisa antropológica no Brasil, publicada pela primeira vez em 1934; um”Estudo sobre a escravidão no país”, feita pelo historiador Roberto Guedes.

Outro trabalho relevante é”Os Infames da história” da historiadora Lilia Ferreira Lobo, que traça um paralelo entre a pobreza e a escravidão para explicar os estudos genealógicos que colocam estes fatores como produtos de nossa deficiência, bem como os livros “Reflexões sobre o Racismo” do filósofo francês Jean-Paul Sartre e”Racismo em Mente”, uma coletânea de textos que traz à luz um assunto tão presente ainda em nossa sociedade.

Estudos sobre a questão do racismo no Brasil são apresentados em livros organizados por Luciana Jaccoud e por Mário Theodoro, como “A Construção de uma Política de Promoção da Igualdade Racial: uma análise dos últimos 20 anos” e “As políticas pública e a desigualdade racial no Brasil – 120 anos após a abolição”. Tem ainda um manual de “Identificação e Abordagem do Racismo Institucional”, criado como uma metodologia de combate ao racismo institucional no setor público e “Um olhar negro sobre o Brasil” que trata de um racismo local, o racismo brasileiro e um guia sobre “Consciência Negra do Brasil”, sobre os principais livros que trata da questão racial no país e um estudo sobre cultos afro-brasileiros em especial a Umbanda, desenvolvida pelo sociólogo e professor Renato Ortiz, da Unicamp.

Estará em exposição o livro sobre o Museu Afro Brasil, com o acervo todo dedicado à cultura afro-brasileira nas artes plásticas e visuais, bem como material produzido pelo próprio museu como os dedicados a Theodoro Sampaio, o sábio negro entre os brancos e sobre José do Patrocínio, um afro-brasileiro que encabeçou a grande luta abolicionista e participou ativamente da vida cultural brasileira como escritor, poeta, jornalista e inventor. Outro livro que chama a atenção é “O negro na fotografia brasileira do século XIX,” uma pesquisa histórica e fotográfica de George Ermakoff.

Dentre as biografias em exposição temos na música o divino mestre Cartola, Pixinguinha sobre o compositor de “Carinhoso”, Nelson Cavaquinho, o violão carioca; Paulo Moura, um solo brasileiro; “Heitor dos Prazeres, sua arte e seu tempo”, sobre um artista negro do início do século cujos sambas e marchinhas alcançaram projeção nacional; as músicas do cantor e compositor Djavan; os livros que retratam a vida de Tim Maia, escrito por Nélson Motta e Os Sonhos não envelhecem, de Márcio Borges, irmão do Lô Borges e que fala sobre o cantor e compositor mineiro Milton Nascimento e seus companheiros do Clube da Esquina.

No cinema e na televisão temos Grande Otelo; no esporte, Pelé, a estrela negra em campos verdes, sobre o maior e jogador de futebol de todos os tempos e na literatura tem Machado de Assis com as obras completas do maior escritor brasileiro e do poeta do desterro, o simbolista Cruz e Souza; “A vida deLima Barreto” cujo livro, Clara dos Anjos, trata da questão racial e suas conseqüências e Castro Alves, a biografia do grande poeta baiano.

Dentre os grandes líderes negros no mundo há o livro sobre Mandela, prefaciado por Kofi Annan e com introdução do arcebispo sul-africano Desmond Tutu e do grande líder pacifista Martin Luther King, assassinado pela luta ao direito dos negros nos Estados Unidos.

Serviço:A exposição ficará aberta ao público leitor e comunidade em geral no Memorial da Cultura e Cidadania, antigo Fórum, Avenida Fernando Correa da Costa nº 559 – 2º andar, durante todo o mês de maio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30min. Para mais informações, 3316-9161/3316-9176.

 

Leia Também:

Lima Barreto e a crítica (1900 a 1922) a conspiração de silêncio

Hoje na História, 1942, nascia Milton Nascimento

Cartola

 

 

Fonte: Jornal Dia a Dia

+ sobre o tema

Pra cima com o esforço, moçada

Não sei em qual momento a ideia do esforço...

Proposta sobre ‘cura gay’ é aprovada em comissão presidida por Feliciano

Sob o comando do deputado federal Marco Feliciano...

SPM prorroga, até 30/8, inscrições para o Pró-Equidade de Gênero e Raça

Empresas e instituições privadas e públicas que promovem...

O Movimento Negro e o Pacto Nacional – por Sérgio São Bernardo

A presidenta Dilma anunciou medidas de peso em...

para lembrar

SPFW Carta Aberta à Imprensa e Sociedade Brasileira

SPFW Carta Aberta à Imprensa e Sociedade Brasileira Nesta...

TJ cria comissão de enfrentamento à desigualdade racial

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) vai...

Plenária do Quilombo Raça e Classe defende unidade para combater racismo

  Representantes dos Quilombos Família Silva, Rio Grande do Sul;...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=