sábado, agosto 13, 2022
InícioQuestões de GêneroViolência contra MulherR7 Pisa na bola em patrulha a corpo de Fernanda Gentil, que...

R7 Pisa na bola em patrulha a corpo de Fernanda Gentil, que está grávida

Nova vítima da patrulha do corpo, a jornalista Fernanda Gentil, da TV Globo, foi exposta em galeria de fotos do portal R7, braço na web da Rede Record, que publicou imagens detalhando o corpo da repórter com críticas; a “notícia” viralizou, mas horas depois foi retirada do ar, após se saber o motivo de ela estar “fora de forma”: está grávida; a crítica à suposta falta de forma da apresentadora do Globo Esporte gerou reações diversas na internet; a Record enviou pedido de desculpas à jornalista

Do Brasil247

A nova vítima da patrulha do corpo é a jornalista Fernanda Gentil, da TV Globo. O site R7, braço na web da Rede Record, publicou uma galeria de fotos detalhando o corpo de Gentil, como se fosse uma investigação de defeitos para provar que ela estava “fora de forma”. A “notícia” viralizou na Internet. Mas horas depois uma informação fez o site tirar as imagens do ar: a repórter está grávida. A crítica à suposta falta de forma da apresentadora do Globo Esporte gerou reações diversas na internet, uma inclusive de uma blogueira do próprio R7.

Sem saber da gravidez da moça, a nota criticava o corpo da apresentadora do “Globo Esporte” mostrando uma série de fotos na praia com legendas que destacavam característica como “celulite”, tem o “bumbum reto” ou “o figurinista merece parabéns por conseguir disfarçar tão bem as imperfeições” da global.

Depois de retirar a notícia do ar, a Record enviou um pedido de desculpas a jornalistas, que o aceitou. Após viralizar na internet e ser muito criticada, a notícia acabou sendo apagada do portal.

Em sua conta no Instagram, Fernanda publicou um e-mail da emissora lamentando a situação e escreveu um texto no qual aceita o pedido de desculpas, e aproveita para dar um lição de moral.

“Lamentamos profundamente que a galeria de fotos com Fernanda Gentil aproveitando a praia no Rio de Janeiro possa ter constrangido a jornalista, principalmente nesse momento especial na vida de qualquer mulher, que é a gravidez. Optamos, inclusive, por retirá-la do ar”, diz o e-mail.

Fernanda publicou sua resposta na rede social.

“E vida que segue, com todos nós dando importância ao que realmente merece e nos esforçando por um mundo melhor, não só para o meu, mas para todos os filhos que estão, e que vêm por aí. Senti muita alegria por saber que sou tão querida, e até um pouquinho gostosa, sim. Mas senti vergonha de ser tão falada hoje, dia em que deveríamos estar agindo mais para que Ricardos e Larissas não voltem a nos deixar tão precocemente. Desculpas aceitas, Record. Porque o perdão é uma das primeiras virtudes que quero ensinar ao meu(minha) filho(a)”, escreveu Fernanda.

Ela se referiu a duas mortes recentes em situações de violência, a do surfista Ricardo dos Santos, 24, e a da criança Larissa, de quatro anos.

#Somos Todas Gentil (de Deborah Bresser)

No Brasil, não apedrejamos adúlteras em praça pública e nos achamos muito civilizados por isso. Mas fazemos pior: colocamos paparazzi nas praias fotografando mulheres de biquíni, para apontar nelas defeitos inexistentes. Sim, isto É uma violência contra a mulher, e da pior espécie, aquela que pretende atingir o âmago da já tão combalida autoestima feminina.

Pesquisas realizadas por gigantes de produtos de higiene, como a Unilever, já revelaram que apenas 2% das mulheres do mundo estão satisfeitas com seus corpos. E a culpa é toda nossa, que promovemos esse massacre na autoconfiança, reforçando esteriótipos e exigindo uma perfeição irreal.

2015 e nós ainda cobramos magreza extrema até de quem nunca fez questão de vender esta imagem, como é o caso de Fernanda Gentil? Para piorar, vem a informação de que a moça apedrejada da vez está grávida. E, como qualquer mulher grávida NORMAL, e não dessas preocupadas em manter a barriga sarada durante a gestação, sabe que o corpo vai mudar para acomodar outra vida. Sua cintura vai sumir, suas ancas vão surgir, seu peito vai crescer e dar lugar a uma fêmea em fase de procriação.

Quando apontamos a celulite na musa fitness gravida é até didático, caso de Bella Falconi, serve para lembrar a ela e a todos à sua volta de sua humanidade. Felizmente você não é perfeita, por mais que se cobre isso. É tão humana quanto qualquer outra, e a gestação é sempre eficaz para provar isso. Iguala todas como mamíferos gerando filhotes de gente.

Agora, jogar pedras em alguém que não ganha a vida vendendo os encantos da sua bunda na nuca, da cinturinha de boneca ou da barriga de chapada, é um pouco demais. Descobrir que ela, além de tudo, está grávida, só agrava o desrespeito.

Está mais do que na hora de mudar isso e parar de perpetuar essa patrulha pelo belo. O belo está também em não violentar o outro e saber admirar as diferenças. Somos todas mulheres, com suas bundas, barrigas, peitos, celulites, estrias, corpos únicos e imperfeitos, que abrigam almas que merecem mais respeito. #somostodasgentil

Fernanda Gentil: a nova vítima dos “investigadores de corpos” (Nina Lemos)

Uma mulher vai à praia. Ela é jovem, bonita e se refresca do abafado verão carioca. Mas o que acontece? Alguém decide colocar uma lente e perceber que ela está com celulite. E que “está fora de forma”, gorda! Ela é magra e não, não está gorda. Mas se estivesse, bem, qual é o problema?
A vítima da patrulha do corpo da vez é a repórter Fernanda Gentil. Depois de esculachada, veio a informação de que ela estava grávida de dois meses. E se não estivesse? Qual seria o problema?
O site R7, que publicou uma galeria de fotos detalhando o corpo da moça, como se fosse uma investigação de defeitos para provar que ela estava “fora de forma”, tirou as fotos do ar.
O estrago já estava feito.
Até quando vamos ter que explicar os nossos corpos? Até quando a lente da câmera vai nos fuzilar e causar danos para a autoimagem, a cabeça e o espírito?
Com a temperatura alta, os famosos vão para a praia (ainda bem, eles são gente). A baba parece escorrer do rosto de papparazi e editores de sites de fofoca. “Que ótimo, está gorda, capricha na legenda, isso, exibe celulite em biquininho.”
Alguns outros casos de patrulha do corpo publicadas nesse verão:
“Atriz Nathalia Dill se refresca na praia e mostra celulite”.
“Juliana Paes se descuida na praia e deixa celulite à mostra”. (como assim se descuida? Era para se esconder?).
Anitta mostra celulites durante show.
No Carnaval, claro, a patrulha vai aumentar. Mais mulheres vão ser humilhadas pelos escaneadores de corpos dos outros. Sério, gente. Até quando?

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench