Racismo arcaico da elite impede avanços rumo a um país mais igual

 

 

 

 

Marcos Aurélio Ruy

 

A Câmara dos Deputados realizou nesta terça-feira (11) um seminário para debater o Projeto de Lei (PL) 6.738/2013 que cria cotas para a população negra no serviço público federal, dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) demonstraram que negros e pardos chegam a ocupar menos de 6% de determinadas carreiras do Estado, consequência do racismo arcaico.

“O Ipea mais uma vez confirma que as políticas afirmativas são necessárias no mercado de trabalho e na educação para criar igualdade de oportunidades lá na frente. Fica claro a persistência de um racismo que divide os brasileiros e cria cidadãos de segunda classe aos olhos da elite”, acentua Mônica Custódio, secretária de Políticas de Promoção de Igualdade Racial da CTB.

Mônica defende o PL que cria cotas para negros no serviço público porque pelo estudo do Ipea, entre 2007 e 2012, negros e pardos ocuparam apenas 5,9% das vagas na diplomacia. Já nas carreiras de desenvolvimento tecnológico de nível superior, o índice é de 6,3%, enquanto na auditoria da Receita Federal, apenas 12,3%. O número não é muito distinto entre procuradores da Fazenda Nacional (14,2%), na carreira jurídica da Advocacia Geral da União (15%) ou da Defensoria Pública (19,5%). Para servidores de nível superior das agências reguladoras (15,6%) e fiscais do trabalho (16,6%) a situação é semelhante. No conjunto da população economicamente ativa, negros e pardos representavam 52,2% do total em 2012 de acordo com o Ipea.

Para ela, “somente com essas políticas agora, poderemos sonhar em construir uma sociedade de homens e mulheres livres e iguais”. Mônica reforça que “o conflituoso processo de colonização no Brasil gerou uma situação contraditória. De um lado, as marcas da escravidão ultrapassaram a Abolição da Escravatura, devido a não inserção social e econômica do negro na sociedade brasileira, perpetuando uma desigualdade histórica que precisa ser superada. De outro lado, gerou também um povo uno, miscigenado, produto da fusão do branco europeu, do negro africano e das comunidades indígenas aqui existentes”.

 

 

Fonte: Vermelho

 

+ sobre o tema

Os Caminhos da Sociedade Civil e o Sentido de suas Organizações e Coletivos

As manifestações brasileiras, e tantas outras pelo mundo,...

Marcha Mundial das Mulheres discute trajetória do feminismo na América Latina

Nesta terça-feira (27), as participantes discutem sobre as...

para lembrar

Ator é vítima de racismo durante espetáculo:’Isso não pode ficar impune’

Uma espectadora interrompeu a peça e deu uma banana No...

Grupo antirracismo critica apoio do Liverpool a Suárez

Um grupo que realiza campanhas contra o racismo no...

Minas registra um novo caso de racismo a cada 22 horas e 16 minutos

Expressivo, número de crimes raciais levados aos tribunais está...

Austrália propõe mudar lei, mas aborígenes querem mudança real

Por: Liz Lacerda Alison Golding tinha 10 anos...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=