Racismo e desigualdades em saúde em debate

Temática será abordada no II Encontro Estadual sobre Saúde da População Negra

 

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) promove, nesta quarta-feira (13/11), o II Encontro Estadual sobre Saúde da População Negra. O evento, que ocorre no auditório da SES, no bairro do Bongi, das 8h às 13h, relaciona a temática do racismo e as desigualdades na área da saúde e apresenta ações e estratégias desenvolvidas por Pernambuco para o enfrentamento dessas situações. Durante o encontro serão lançados materiais educativos sobre a saúde da população negra, as comunidades quilombolas e os terreiros de religiões de matriz africana.

“É importante incluir os terreiros e outros locais de culto como espaços promotores de saúde onde poderão ser desencadeadas ações de vacinação, incentivo ao aleitamento materno, saúde bucal, campanhas de prevenção de DST/Aids, saúde da mulher, entre outras. As comunidades quilombolas estão inseridas nesse mesmo contexto já que as condições de vida são diferentes das vivenciadas nos centros urbanos”, comenta a coordenadora estadual de Atenção à Saúde da População Negra da SES, Miranete Arruda.

Também será lançado para profissionais e gestores de saúde o Programa de Ampliação do Conhecimento em Doença Falciforme, composto por seis vídeo aulas realizadas em parceria com o Núcleo de Educação à Distância da Universidade de Pernambuco. A coordenação de Atenção à Saúde da População Negra da SES tem utilizado também a internet e os recursos tecnológicos para oferecer serviços de teleconferências para profissionais da rede pública de saúde, prioritariamente da Estratégia de Saúde da Família, contribuindo para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da Rede de Núcleos de Telessaúde de Pernambuco (RedeNUTES). Serão apresentados, ainda, indicadores de saúde resultantes do preenchimento do quesito raça/cor nos Sistemas de Informação de Saúde em Pernambuco.

“Este ano, estamos dando ênfase ao papel da educação. É essencial que as pessoas adquiram novos conhecimentos e incorporem novas atitudes geradoras de mudanças. O encontro realiza uma abordagem sobre os temas racismo, preconceito, intolerância e discriminação, que favorecem às desigualdades sociais e iniquidades em saúde, além de introduzir no âmbito do SUS a reflexão e o debate sobre as questões raciais através da exclusão e ou dificuldades de acesso aos serviços”, pontua Miranete Arruda.

O evento recebe como palestrantes a Doutora em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Ana Claudia Rodrigues; a biomédica sanitarista, Monik Duarte; o coordenador geral do Núcleo de Educação à Distância da Universidade de Pernambuco (NEAD/UPE), professor Renato Medeiros de Moraes.

Fonte: Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco

+ sobre o tema

Após alerta de risco de câncer, Coca pode mudar fórmula de corante

Pesquisa americana afirma que substância seria cancerígena.Fabricante diz que...

Negros têm acesso às universidades na velhice

Ministra revela que negros ainda sofrem discriminação no país D´Acelino...

para lembrar

Mortes por coronavírus crescem quase 150% em uma semana, na Paraíba

Casos confirmados aumentaram 120% no mesmo período. João Pessoa...

Projetos de lei querem impedir que marido tenha que consentir em colocação de DIU

Deputados federais e estaduais propuseram projetos de lei para proibir...

Democracia em reconstrução

A um mês do fim, o Brasil toma ciência...

Estudo indica que DSTs atingem mais os homens negros no Brasil

Fonte: Diário de Pernambuco - O total de homens negros...
spot_imgspot_img

Seminário promove debate sobre questões estruturais da população de rua em São Paulo, como moradia, trabalho e saúde

A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns...

A indiferença e a picada do mosquito

Não é preciso ser especialista em saúde para saber que condições sanitárias inadequadas aumentam riscos de proliferação de doenças. A lista de enfermidades que se propagam...

Mulheres pretas e pardas são as mais afetadas pela dengue no Brasil

Mulheres pretas e pardas são o grupo populacional com maior registro de casos prováveis de dengue em 2024 no Brasil. Os dados são do painel de...
-+=