“ Racismo é uma doença mental e produz vulnerabilidade ”, afirma Jurema Werneck

O sofrimento contínuo do cidadão negro brasileiro é naturalizado pela sociedade. A naturalização contribui para a invisibilidade dos problemas que afetam a saúde mental da população negra. O resultado dessa cruel combinação é a produção de doenças que podem implicar em danos irreparáveis ou morte.

Especialistas afirmam que o racismo causa efeitos perversos na saúde da população em geral, em especial para a população negra. “O racismo é uma doença mental e produz vulnerabilidade”, denuncia Jurema Werneck, membro do Conselho Nacional de Saúde e coordenadora da ONG Criola.

A forma de lidar com a saúde mental no Brasil precisa ser revista. De acordo com Werneck, deve ser considerado o impacto do racismo na construção da subjetividade do indivíduo e a partir de um referencial teórico da saúde mental que não seja o eurocêntrico.

“Não se pode chamar um problema da magnitude do racismo como estresse. Freud falava a partir da vivência da cultura do seu grupo. Quem fala por nós? Tivemos Franz Fanon que deu a largada. Mas a saúde mental precisa ser valorizada na produção teórica. E isso é uma tarefa para os nossos pesquisadores e profissionais da área da saúde mental”, afirma Werneck.

Uma semana antes da realização do I Encontro Nacional de Psicólogos (as) Negros (as) e Pesquisadores (as) sobre Relações Interraciais e Subjetividade no Brasil (PSINEP) que termina hoje, em São Paulo, Marco Antônio Guimarães, do Instituto Psicossomática Psicanalítica Ori Aperê, informou que o profissional de psicologia deve estar pronto para ter uma atitude de enfrentamento ao racismo. “Ainda não existe uma teoria ou técnica para isso. O importante é a atitude. Eu e outros profissionais temos procurado utilizar uma linha conceitual onde o meio ambiente tem um papel fundamental na formação do indivíduo”, explicou.

Silêncio – A psicóloga Maria da Conceição Nascimento entende que o primeiro desafio do profissional da área é vencer o silêncio e encarar a questão como relevante. “O racismo não afeta apenas a população negra. A população negra é o alvo, é a mais sofrida. Mas afeta a população em geral e vai ser vencida na medida em que for vista como uma questão da sociedade brasileira, onde de negros e brancos que terão repensar o seu modo de ver o outro”.

Para Louise Silva, coordenadora de educação em saúde da Superintendência de Promoção em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro e coordenadora do Comitê Técnico Saúde da População Negra, o momento é de ação e reflexão. “É preciso repensar as diferentes questões relacionadas à população negra e saúde mental. Ainda precisamos esclarecer muitas perguntas tais como: o profissional que faz este tipo de atendimento compreende que o racismo pode ser um agravante para o adoecimento mental?”, atesta Silva.

A saúde mental da população negra está entre os temas abordados na agenda de mobilização pró-saúde da população negra, que já começou no início de outubro e vai até 20 de novembro. O tema foi discutido semana passada na Uerj durante o II Seminário População Negra e Saúde Mental do Município do Rio de Janeiro.

Saúde da População Negra é direito, é lei – Racismo faz mal à saúde.

Fonte: Rede de Saúde Porpular

+ sobre o tema

Médicos fazem laqueadura em mulher grávida

A cirurgia foi realizada em outubro na cidade de...

Deises e Leilanes: abandonadas sem vale-táxi e SAMU-cegonha, por Fátima Oliveira

É cruel a assistência ao parto em muitos recantos...

‘Internalização do racismo afeta a saúde’ por Jurema Werneck

Para a coordenadora da ONG Criola, Jurema Werneck, o...

É possível morrer de coração partido?

Por:Stephen Evans Quando Margaret Williams morreu, no País de Gales,...

para lembrar

Intelectuais negros estão fora da bibliografia, criticam especialistas

Abdias Nascimento, Clóvis Moura, Lélia Gonzalez, Beatriz Nascimento, Jurema...

Artigo: A única saída possível: justiça para Marielle

Foi no dia 14 de março de 2018, há...

Saiba quem estará na bancada do Roda Viva com Jurema Werneck

O Roda Viva da próxima segunda-feira (17) recebe a...
spot_imgspot_img

Um passado que permanece

Neste domingo (31) completam-se seis décadas do golpe de 1964. É dever daquelas e daqueles comprometidos com a verdade e a justiça repetir o "Nunca...

Renafro celebra 20 anos de fundação com seminário em Salvador, nos dias 24 e 25 de novembro de 2023

A Rede Nacional de Religiões Afro-brasileiras e Saúde irá celebrar os seus 20 anos de fundação no Seminário Nacional das Religiões Afro-brasileiras e...

Jurema Werneck recomenda livro com visão de mulher negra diante da pandemia

Segundo a ativista, pode-se encontrar também no livro, Negra percepção sobre mim e nós na pandemia, um conjunto de cicatrizes individuais, adquiridas na pandemia...
-+=