Racismo institucional na saúde pública é tema de encontro em Londrina

Evento tem caráter educacional e visa instruir os profissionais da área da saúde sobre a temática

 

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a UEL e o Ministério Público do Paraná, realizam na sexta-feira (20) o encontro “A Saúde Pública e o Racismo Institucional”. O evento será no auditório do HU, localizado na avenida Robert Koch, 60.

A mesa de abertura terá início às 8h e contará com a participação de autoridades da Secretaria de Saúde e de representantes das demais instituições promotoras do encontro. Na sequência, às 10h, a professora doutora Maria Inês da Silva Barbosa apresentará a conferência “Racismo e Saúde da População Negra”.

O público-alvo são os profissionais, professores e estudantes da área da saúde. O encontro é aberto a todos os interessados e o objetivo da ação é fomentar a conscientização e o combate ao racismo no universo das entidades que prestam serviços de saúde.

Os ativistas do grupo Panteras Negras, Stokely Carmichael e Charles Hamilton, em 1967, definiram o conceito de racismo institucional como “falha coletiva de uma organização em prover um serviço apropriado e profissional às pessoas por causa da sua cor, cultura ou origem étnica”.

Na mesma linha, o Programa de Combate ao Racismo Institucional, implementado no país em 2005, dispõe que “o racismo institucional coloca pessoas de grupos raciais ou étnicos em situação de desvantagem no acesso a benefícios gerados pelo Estado e por demais instituições e organizações”.

 

 

Fonte: Londrina.gov

+ sobre o tema

para lembrar

Estado dos EUA aprova lei que autoriza uso da maconha para tratamento de autismo

Depois de um longo processo de desenvolvimento, debates, estudos...

Como a mudança climática afeta as pessoas vivendo com HIV

Em meio à Cúpula de Ação Climática das Nações...

A população negra e o coronavírus

Recente reportagem no The New York Times, de 07...

Mortes por coronavírus crescem quase 150% em uma semana, na Paraíba

Casos confirmados aumentaram 120% no mesmo período. João Pessoa...
spot_imgspot_img

A indiferença e a picada do mosquito

Não é preciso ser especialista em saúde para saber que condições sanitárias inadequadas aumentam riscos de proliferação de doenças. A lista de enfermidades que se propagam...

Mulheres pretas e pardas são as mais afetadas pela dengue no Brasil

Mulheres pretas e pardas são o grupo populacional com maior registro de casos prováveis de dengue em 2024 no Brasil. Os dados são do painel de...

Saúde: 307 crianças ianomâmis desnutridas foram resgatadas em 2023

Ao longo do ano de 2023, 307 crianças ianomâmis diagnosticadas com desnutrição grave ou moderada foram resgatadas e recuperadas, segundo o Ministério da Saúde. Há quase...
-+=