RACISMO NA ITÁLIA: Blacks Out: uma greve, da ficção para a realidade

 

 

O protesto, previsto para o dia 20 de março, se inspira em uma história de ficção escrita pelo jornalista Vladimiro Polchi.

Roma, 13 janeiro 2010 – Na internet, duas correntes se mobilizam para a realização de uma greve dos extra-comunitários – “Um dia sem imigrantes”. Um grupo havia agendado o protesto para 1 de março e o outro para o dia 20 do mesmo mês. Segundo uma matéria publicada no jornal La Repubblica, as duas correntes criaram uma coordenação única para tentar unificar as datas em uma só.

 

O protesto, previsto para o dia 20, denominado “Blacks Out” (Fora negros) foi inspirado no livro “Blacks Out, um dia sem imigrantes”, escrito pelo jornalista Vladimiro Polchi e que será lançado no dia 14 de janeiro. Em entrevista para o jornal, Polchi disse que o livro se trata de uma história de ficção, mas cujos personagens e estatísticas são verídicos: o número de pedreiros, de “badanti”, de padres e de outros profissionais estrangeiros que atuam no país, o volume de contribuições fiscais e previdenciárias dos trabalhadores estrangeiros entre outros dados.

 

A obra se trata de uma crônica, que enfoca um dia em que os italianos são surpreendidos pelos estrangeiros que não se apresentam ao trabalho e, assim, descobrem quanto eles são importantes. A idéia de transformar a literatura em realidade, destacou Polchi na matéria, foi tomando forma durante a realização do livro e a medida que os encontros com várias associações de migrantes, sindicatos e organizações católicas eram realizados. A comissão da manifestação conta com a participação de associações de imigrantes, Arci, Acli, Os Radicais, Asgi, Cgil, Uil entre outros.

 

Para ter acesso as informações sobre o fenômeno da imigração na Itália e saber mais sobre o livro e a greve, visite o site (www.blacks-out.com).

Fonte: Agora Notícias

+ sobre o tema

James Cone, teologia negra da libertação e luta antirracista

No dia 28 de abril de 2024, completa-se 6...

Por que mandaram matar Marielle Franco? Essa agora, é a pergunta que não se cala…

Seis anos depois e finalmente o assassinato de Marielle...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de...

para lembrar

Carta de repúdio ao racismo praticado na formatura de História e Geografia da PUC

Durante a tradicional cerimônia de formatura da PUC, onde...

Racismo de John Mayer

John Mayer usou o Twitter para se desculpar...

‘Prefiro que a loira me atenda’, diz cliente a atendente negra em restaurante

Após ser atendida pela funcionária branca e de cabelos...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=