RACISMO NA ITÁLIA: Blacks Out: uma greve, da ficção para a realidade

 

 

O protesto, previsto para o dia 20 de março, se inspira em uma história de ficção escrita pelo jornalista Vladimiro Polchi.

Roma, 13 janeiro 2010 – Na internet, duas correntes se mobilizam para a realização de uma greve dos extra-comunitários – “Um dia sem imigrantes”. Um grupo havia agendado o protesto para 1 de março e o outro para o dia 20 do mesmo mês. Segundo uma matéria publicada no jornal La Repubblica, as duas correntes criaram uma coordenação única para tentar unificar as datas em uma só.

 

O protesto, previsto para o dia 20, denominado “Blacks Out” (Fora negros) foi inspirado no livro “Blacks Out, um dia sem imigrantes”, escrito pelo jornalista Vladimiro Polchi e que será lançado no dia 14 de janeiro. Em entrevista para o jornal, Polchi disse que o livro se trata de uma história de ficção, mas cujos personagens e estatísticas são verídicos: o número de pedreiros, de “badanti”, de padres e de outros profissionais estrangeiros que atuam no país, o volume de contribuições fiscais e previdenciárias dos trabalhadores estrangeiros entre outros dados.

 

A obra se trata de uma crônica, que enfoca um dia em que os italianos são surpreendidos pelos estrangeiros que não se apresentam ao trabalho e, assim, descobrem quanto eles são importantes. A idéia de transformar a literatura em realidade, destacou Polchi na matéria, foi tomando forma durante a realização do livro e a medida que os encontros com várias associações de migrantes, sindicatos e organizações católicas eram realizados. A comissão da manifestação conta com a participação de associações de imigrantes, Arci, Acli, Os Radicais, Asgi, Cgil, Uil entre outros.

 

Para ter acesso as informações sobre o fenômeno da imigração na Itália e saber mais sobre o livro e a greve, visite o site (www.blacks-out.com).

Fonte: Agora Notícias

+ sobre o tema

Abordagens por reconhecimento facial têm 10% de falsos positivos, diz PM na Alerj

As abordagens conduzidas pela Polícia Militar do Estado do Rio de...

Moção de Apoio ao Projeto de Lei 4471/12

Entidades do movimento negro da Bahia manifestam apoio...

Como os bandeirantes paulistas destruíram o Quilombo dos Palmares e mataram Zumbi

Em seu afã de continuar a escrever a história...

para lembrar

Rivais em campo, mas unidos contra a extrema direita

Em tempos de xenofobia, populismo e antissemitismo em alta,...

Artista cria ‘Simpsons negros’ contra racismo nos EUA

Um artista italiano recriou personagens do desenho Os Simpsons,...

Para mulheres asiático-americanas, racismo e machismo são inseparáveis

Depois que oito pessoas, seis delas mulheres asiáticas, foram...
spot_imgspot_img

Shopping Higienópolis registrou ao menos 5 casos de racismo em 7 anos

O shopping denunciado por uma família após uma abordagem racista contra adolescentes já registrou ao menos outros quatro casos semelhantes nos últimos sete anos. O...

Pretos e pardos têm menos acesso à infraestrutura urbana que brancos

Pessoas pretas e pardas residem menos em endereços com características adequadas de infraestrutura urbana, quando comparadas à população branca. Esse retrato da desigualdade étnico-racial no...

E mulheres trans não são pessoas?

No mesmo dia, os EUA e o Reino Unido —dois países ocidentais que se colocam como bastiões da liberdade, muito embora até ontem metade...
-+=