Raquel Trindade recebe prêmio da OAB SP

Elke Lopes Muniz

A escritora, artista plástica, coreógrafa e folclorista Raquel Trindade recebeu o prêmio Benedicto Galvão, ao som do Coral de Resistência Negra, que se apresentou na entrega do prêmio na Ordem dos Advogados do Brasil, na Capital, nessa terça-feira, 25/11. O prêmio, concedido pela Comissão da Igualdade Racial da OAB SP e que tem o nome do primeiro presidente negro da Ordem em São Paulo, gestão 1940-1941 (hoje são três anos), é entregue a cidadãos que lutaram contra o racismo e o preconceito.

Durante este Mês da Consciência Negra, Raquel Trindade, “A Kambinda”, participou de diversos eventos, incluindo a série de palestras que realizou em Vitória do Antão, PE, sobre a trajetória do poeta, teatrólogo, pintor, ator e militante do Movimento Negro Solano Trindade, o seu pai. Em São Paulo, ela participou de mesa redonda na Vila Madalena e fez palestra sobre a questão racial no Centro Cultural da Juventude do distrito de Brasilândia.

Segundo o presidente da OAB SP, Marcos da Costa, “é preciso conhecer a história e a contribuição das lideranças afrodescendentes na construção da cidadania para podermos combater todo tipo de preconceito e, principalmente, o racismo, que ainda nos envergonha”. Para a presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB SP, Carmen Dora de Freitas Ferreira, “o trabalho realizado pelos  premiados vêm contribuindo para a conscientização e a construção do sonho da igualdade no Brasil”.

Também receberam o prêmio a advogada Maria da Penha Santos Lopes Guimarães, da Comissão da Igualdade Racial das OAB SP; Sueli Carneiro, fundadora e coordenadora executiva do Geledés – Instituto da Mulher Negra São Paulo SP, entre outros.

 

Fonte: Cidade Embu das Artes

+ sobre o tema

FEIRA PRETA

Encontro de cultura, cidadania, educação e economia solidária, a...

CEARÁ: IX Semana Paulo Freire

  A Semana Paulo Freire chega a sua nona edição...

ONU lança Ano Internacional para Afro-Descendentes

Em mensagem à Assembleia-Geral, Ban Ki-moon diz que o...

para lembrar

Programação: Mês da Consciência Negra 2010

05 de novembroSolenidade de Abertura do Mês da...

Zumbi Vive 2010 continua com apresentações artísticas

Iniciando as comemorações em torno do mês da Consciência...

Éle Semog: Tudo que está solto – Lançamento do livro

Tudo que está solto  Ele Semog 23 novembro 2010...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=