Rebeca Andrade se equipara a Senna e brinca sobre recorde de medalhas: “Tô ficando gigante”

Enviado por / FonteGE, por Marcos Guerra

Dona de cinco medalhas olímpicas, ginasta se vê em patamar de ídolos do esporte brasileiro: "É muito legal ver o que a gente está conquistando"

Rebeca Andrade igualou o recorde de Robert Scheidt e Torben Grael de cinco medalhas em Olimpíadas ao conquistar a prata do salto neste sábado, em Paris. A ginasta de 25 anos ainda tem mais duas finais na segunda-feira (trave e solo) e tem boas chances de se isolar como a maior atleta da história do Brasil em número de pódios nos Jogos. Ela brincou com a marca.

– Tô ficando gigante, né? E isso é muito legal pro meu tamanho (risos). Eu agradeço muito a minha equipe multidisciplinar, meu treinador, a minha família, que me permitiram que essas coisas acontecessem, sabe? Se fosse por mim mesmo, algumas vezes eu já teria desistido. Então, por conta deles, eu tô aqui, e os meus sonhos, os meus objetivos estão sendo alcançados – disse a ginasta de 1,55m de altura.

Rebeca Andrade entrou para um seleto hall de ídolos do esporte brasileiro, atletas que são espelhos não apenas no esporte, como Ayrton Senna, tricampeão de Fórmula 1 que faleceu em 1994.

Rebeca Andrade com medalha de prata no salto em Paris 2024 — Foto: Getty Images

– Poder representar e ser um orgulho, ser referência é algo que eu vou levar pra sempre comigo. Como a gente vê o Senna, como a gente vê vários esportistas que a gente pensa assim: “Caramba, ele foi gigante. Olha como ele me inspira, olha como ele falou, olha como ele fez, olha como ele é”. Tem muita gente que eu admiro. Nastia Liukin, Shawn Johnson… (ginastas americanas) É muito legal ver o que a gente está conquistando – disse Rebeca.

A ginasta ressaltou que ainda não se coloca no posto de maior nome do esporte olímpico do Brasil, um status que pode mudar na segunda-feira, ao fim de sua participação nas Olimpíadas de Paris.

– Só vou considerar quando o resultado sair. O resultado é consequência do trabalho. Então vai ser mais um dia intenso. Trave para a cabeça, solo para o corpo mesmo, pega muito. Espero conseguir fazer excelentes provas para que eu seja a maior da história.

Medalhas de Rebeca Andrade em Olimpíadas

  • Ouro no salto em Tóquio 2020 🥇
  • Prata no salto em Paris 2024 🥈
  • Prata no individual geral em Tóquio 2020🥈
  • Prata no individual geral em Paris 2024 🥈
  • Bronze por equipes em Paris 2024 🥉

Quando são as outras finais de Rebeca? 🗓️

  • Final da trave: segunda-feira (5), às 7h30 – Julia Soares também participa
  • Final do solo: segunda-feira (5), às 9h20.

+ sobre o tema

Mulheres Negras Lembrando Nossas Pioneiras

A luta das mulheres adquiriu diferentes perfis em nossa...

Quando a misoginia pauta as críticas ao governo Dilma

Capa sexista de 'Isto É' coroa momento em que...

Geledés: Vencedor do Desafio de Impacto Social Google 2014 – Vídeos PLP 2.0

Geledés: Vencedor do Desafio de Impacto Social Google 2014...

para lembrar

Portugal passa a punir empresas por diferença salarial entre homens e mulheres

Nós comemoramos quando a Islândia criou uma lei que...

Deixa ela em paz: coletivo sai às ruas para espalhar mensagens contra o machismo

Cartazes foram já foram colados em ruas, muros e...

Memória, visibilidade e orgulho lésbico

"Aqui no gueto todo dia é um confronto, aqui...
spot_imgspot_img

Pena para feminicídio vai aumentar para até 40 anos

O Congresso aprovou um projeto de lei que aumenta para 40 anos a pena máxima para o crime de feminicídio, que estará definido em um...

Saúde lança programa para reduzir mortalidade materna de mulheres pretas em 50% até 2027

O Ministério da Saúde lançou nesta quinta-feira (12) uma nova versão do projeto Rede Cegonha, criado em 2011 e descontinuado em 2022, voltado para o cuidado...

Unifesp aprova cotas para pessoas trans e travestis

A Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) aprovou cotas para pessoas trans e travestis na graduação e pós-graduação.De acordo com a resolução votada pelo conselho da instituição...
-+=