Recuo de Feijão em relato de racismo durante jogo da Davis tranquiliza Argentina

A Associação Argentina de Tênis (AAT) acredita…

Do Uol

A Associação Argentina de Tênis (AAT) acredita que não será punida pelos insultos racistas da torcida local relatados pelo tenista brasileiro João Souza, o Feijão, durante a disputa da Copa Davis. A principal razão para a tranquilidade da entidade, segundo a AAT, são mensagem do próprio jogador publicadas nesta quarta-feira no Twitter.

“Escutei sim em poucos momentos alguns insultos! Nada que eu queira dar continuidade! Vamos esquecer isso! Não denunciei ninguém!”. A assessoria do jogador afirmou à reportagem que o tenista acredita que a torcida argentina “se comportou muito bem”.

Segundo publicação feita pelo site do SporTV na última segunda-feira, após o confronto vencido pelos argentinos por 3 a 2, Feijão escutou ofensas racistas enquanto jogava. “Ouvi ‘macaco’, no comecinho do jogo. Teve ‘segura a banana’… Óbvio que, por dentro, eu estava mordido. A vontade era de já parar o árbitro, mas ia tomar vaia, não ia dar pano para manga. É aquilo… macaco não precisa falar, já é racismo forte. Mas o resto é normal. Jogar fora de casa é isso mesmo.”

A reportagem ouviu dois gritos de “macaco” na partida em que Feijão perdeu para Leonardo Mayer por 3 sets a 2 em 6 horas e 42 minutos, no jogo de simples mais longo da história da Davis.

A Confederação Brasileira de Tênis esclareceu, por meio de sua assessoria, que não fez denúncia de ofensas raciais à Federação Internacional de Tênis (ITF) e entre as reclamações que fará “estão fatores de organização”. Portanto, não há acusação formal contra a equipe argentina. A ITF “espera pelo relatório completo do árbitro

incluindo a verificação de tais alegações”.

O capitão do time brasileiro, João Zwetsch, disse na segunda-feira após o confronto que “foi uma escolha infeliz da ITF de não ter colocado pelo menos um árbitro que falasse a língua espanhola, que seria mais fácil para todo mundo”.

De acordo com a ITF, a pena para racismo varia de multas a desclassificação ou suspensão por um período mínimo de seis meses. Nesta quarta-feira, a imprensa local alertava para o risco de a equipe não enfrentar a Sérvia em julho pelas quartas de final do torneio. O Brasil disputará a repescagem da Davis.

+ sobre o tema

para lembrar

Serena bate Sharapova e conquista Roland Garros 11 anos depois

Maria Sharapova finalmente conseguiu dar trabalho a Serena...

Monfils surpreende Federer e mantém sonho de título francês em Paris

Tenista local salva cinco match points para derrotar suíço...

Gianvito Rossi empresa de sapatos é acusada de racismo contra Serena Williams

Longe das quadras por conta de sua gravidez, a...
spot_imgspot_img

O estilo de Serena Williams mudou a moda feminina no campo de ténis

Desde ter sido capa de revistas até ter definido o estilo de gerações em campo, Serena Williams levou a melhor no U.S. Open de...

Osaka conquista Australian Open e chega ao 4º título de Grand Slam

A tenista japonesa Naomi Osaka, 23, confirmou o favoritismo sobre a americana Jennifer Brady, 25, e sagrou-se campeã do Australian Open neste sábado (20),...

Serena Williams tem mais uma boa atuação, despacha eslovena e avança na Austrália

Com ótimos saques, americana vence sem maiores dificuldades Tamara Zidansek e entra na rota da amiga Caroline Wozniacki para uma possível oitavas de final No...
-+=