Universidade de Oklahoma expulsa dois estudantes por crime de racismo

O presidente da Universidade de Oklahoma, no sul dos Estados Unidos, David Boren, anunciou em comunicado a expulsão de dois estudantes identificados em um vídeo liderando um canto racista  Os alunos são membros de uma das maiores fraternidades (comunidade estudantil) a Sigma Alpha Epsilon. Os nomes não foram divulgados.

no Paraíba

Boren disse que a expulsão foi decidida pelo fato de os alunos criarem “ambiente hostil de aprendizado para os outros”, e que a expulsão vai ajudar os alunos a perceber que “é errado usar as palavras para ferir, ameaçar, e excluir outras pessoas”.

A universidade já tinha anunciado na segunda-feira (9) expulsar do campus uma de suas maiores fraternidades. No vídeo de 10 segundos publicado no domingo e reproduzido pelos meios de comunicação, os alunos num ônibus gritavam juntos, usando linguagem ofensiva referindo-se a negros e jurando nunca admiti-los na fraternidade.

Após o anúncio, os pais dos estudantes que moravam na fraternidade tiveram de deixar a sede e levar roupas e móveis. O letreiro com o logotipo da fraternidade também foi retirado.

A decisão da administração ocorre dois dias após a celebração dos 50 anos da marcha pelos direitos civis em Selma, Alabama.

 O presidente da Universidade de Oklahoma, David Boren, fala com alunos durante protesto contra vídeo racista de fraternidade (Foto: Steve Sisney/AP)
O presidente da Universidade de Oklahoma, David Boren, fala com alunos durante protesto contra vídeo racista de fraternidade (Foto: Steve Sisney/AP)
okla1
Estudantes da Universidade de Oklahoma protestam contra comentários racistas em um vídeo da fratenidade Sigma Alpha Epsilon (Foto: Steve Sisney/AP)
alunos da Universidade de Oklahoma (Foto: Steve Sisney/AP)
alunos da Universidade de Oklahoma (Foto: Steve Sisney/AP)

Protesto de

+ sobre o tema

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Eu, mulher negra…

EU, MULHER NEGRA…Eu, mulher negra…Tenho orgulho de quem sou...

para lembrar

Racismo e Fascismo: Os Cavaleiros do Apocalipse

O traumático episódio ocorrido nos Estados Unidos no último...

Racismo nos campos e nas arquibancadas vira tema da ONU

A questão do racismo no esporte foi parar na...

Racismo pode ser o motivo de uma série de crimes envolvendo policiais

O jovem, Eduardo, se envolveu em uma briga, com...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=