Redação Enem 2018: dicas para fazer um bom texto

A redação no Enem vale cerca de 20% na nota final, então vale a pena mergulhar neste assunto e aproveitar dicas valiosas para desenvolver um bom texto.

Por  Samantha Lambertini, do Via Carreira 

FOTO: RAWPIXEL.COM

Você está pronto para fazer a redação Enem 2018? Sabe como estruturar um bom texto? Domina a norma culta da língua portuguesa? Se a resposta for “não”, comece a ficar preocupado, pois o Exame Nacional do Ensino Médio se torna mais exigente a cada ano, principalmente no que diz respeito a produção textual.

Estamos há seis meses do Exame Nacional do Ensino Médio, portanto, é importante procurar por dicas para o Enem a fim de aumentar as chances de um ótimo desempenho. É de conhecimento de todos os jovens que o ENEM pode ser a porta de entrada para grandes universidades de ensino superior e para isso basta antecipar seus estudos e se preparar para se sair bem.

Mesmo dominando o conteúdo de exatas, o estudante deverá dedicar um bom tempo a desenvolver sua escrita, o treino é uma boa dica para se sair bem na Redação Enem 2018. O estudante deve estar disposto a seguir alguns métodos infalíveis para fazer uma boa redação no Enem.

O que a Redação Enem 2018 avalia?

A redação do Enem 2018 se preocupa em avaliar cinco competências. São elas:

  1. Domínio da norma padrão da língua

A banca avalia se o estudante consegue articular bem as suas ideias através da norma padrão da língua portuguesa. Para não receber nota baixa, é muito importante evitar abreviações, gírias ou palavrões. Expressões coloquiais, que são usadas nas conversas do dia-a-dia, também devem ser evitadas.

  1. Entendimento do tema

Quando a redação, por algum motivo, foge do tema, ela não será bem avaliada pela banca e corre o risco de ganhar nota zero na competência de “compreensão da proposta”.

  1. Capacidade de organizar e relacionar

Antes de iniciar a produção de texto, o estudante deve ler atentamente os textos que servem de apoio para a proposta da redação. É com base nesse material que a banca consegue avaliar a capacidade do estudante de organizar as informações e relacioná-las com os conhecimentos que já possui.

  1. Argumentação

Essa competência avalia a estruturação do texto e os argumentos que foram apresentados. Para ganhar uma boa nota, o estudante deve desenvolver ideias claras e lógicas, sempre de forma coerente. A argumentação pode ser sustentada por exemplos.

  1. Proposta de intervenção ao problema

Através dessa competência, a banca avalia se o estudante consegue propor uma solução para o problema exposto no texto. Essa intervenção deve ser feita sem infligir os direitos humanos.

TOP 10: Dicas para fazer a redação Enem

Ainda resta tempo para se preparar para a redação do Enem. Siga as nossas dicas:

1 – Adquira o hábito de ler

O caminho mais fácil para chegar próximo da perfeição numa redação é criar o hábito de ler, isso será capaz de aperfeiçoar sua escrita, enriquecer seu vocabulário, e assegurar uma boa ortografia, quesito este indispensável em qualquer redação.

2 – Reconheça os pontos fracos

Para saber como escrever bem, o estudante deve identificar os seus pontos fracos, ou seja, se a dificuldade é com pontuação ou acentuação, estude sobre eles.

3 – Peça para alguém ler o seu texto

Outra dica valiosa de como fazer um bom texto é ter alguém com conhecimento específico, seja um professor ou amigo, que possa ler seu material e ajudá-lo a melhorar a cada dia.

4 – Siga uma estrutura

O texto precisa ser composto por introdução, isto é, quando o assunto é abordado pela primeira vez; o desenvolvimento, onde a opinião e os argumentos são colocados no papel e o texto ganha forma; e finalmente a conclusão, ideia que se tira de tudo o que foi dito – ter este conhecimento é o básico para ir bem na redação do ENEM 2018.

5 – Preocupe-se com a coesão e coerência

Coesão e coerência são dois conceitos fundamentais para a compreensão textual. O primeiro trata da articulação que existe entre as palavras e orações, a fim de evitar a redundância de determinados termos. O segundo diz respeito ao sentido e à relação entre os parágrafos.

As palavras, frases e ideias precisam ter um propósito numa redação – decida o que seu texto irá transmitir e o torne interessante e coeso.

6 – Seja claro e objetivo

Ser claro e objetivo também é um desafio, prefira ser entendido ao utilizar palavras difíceis para desenvolver sua redação, pois isso pode fazer com que o foco do texto fique confuso e perca o sentido para o leitor.

7 – Fique por dentro das atualidades

Manter-se sempre bem informado sobre notícias do Brasil e do Mundo é primordial para se preparar para redação Enem 2018, porque as possibilidades de temas são inúmeras, e claro que quanto mais o estudante souber dos acontecimentos a sua volta, mais fácil será se munir de argumentos para defender da maneira correta a suas ideias no tema da redação Enem.

8 – Exercite a escrita

Seria muito interessante escolher alguns temas atuais e treinar – deixe a preguiça de lado e comece agora mesmo a praticar para aumentar suas chances de tirar nota alta no Enem. Lembre-se: para escrever bem é preciso escrever muito.

9 – Sempre revise o texto

No treino para conseguir ser aprovado na redação do Enem, procure sempre organizar as ideias em um rascunho e, depois, realizar uma revisão cuidadosa. Leia com atenção para encontrar possíveis erros gramaticais. Caso esteja em dúvida sobre a grafia de uma palavra, não arrisque. Substitua por um sinônimo.

10 – Inspire-se nas melhores redações

Quem está estudando para o Enem precisa se inspirar nas melhores redações do exame para conseguir produzir um bom texto. Muitos estudantes conquistaram nota máxima porque organizaram bem suas ideias e souberam usar exemplos para enriquecer o conteúdo.

Quer mais dicas? Assista aos vídeos:

 

Siga as nossas dicas e comece a se preparar o quanto antes. Quem sabe, com muita dedicação e força de vontade, você pode se tornar autor de uma redação Enem 2018 nota 1000. Bons estudos!

+ sobre o tema

Grupo da FE discute relações étnico-raciais na educação

Na escola, nosso primeiro ambiente de convivência pública, construímos...

Enem: Mais de 4 mil participantes tinham acima de 60 anos

Entre os 3,3 milhões de estudantes que fizeram...

Piso salarial do magistério é constitucional, diz o STF

  O Supremo Tribunal Federal (STF) considera constitucional...

para lembrar

Candidatos a professores em SP têm de apresentar exames caros

Testes médicos exigidos de 12 mil candidatos custam mais...

Enem: AGU recorre de decisão da Justiça sobre segunda prova

A Advocacia-Geral da União (AGU) protocolou nesta quinta-feira...

MEC divulga lista dos aprovados no Sisu

Com um dia de antecedência, o MEC (Ministério da...
spot_imgspot_img

Educação dos ricos também preocupa

É difícil imaginar o desenvolvimento de uma nação sem a participação ativa dos mais abastados. Aqueles que, por capricho do destino, nasceram em ambientes...

Inclusão não é favor

Inclusão não é favor. Inclusão é direito! Essa é a principal razão pela qual ações voltadas à promoção da equidade racial devem ser respeitadas, defendidas e...

Promessa de vida

O Relatório do Desenvolvimento Humano, divulgado nesta semana pelo Pnud, agência da ONU, ratificou a tragédia que o Brasil já conhecia. Foi a educação que nos...
-+=