Rede Globo vira alvo de manifestantes em SP e RS

Uma sequência de luzes verdes invadiu o estúdio do “SPTV”, da Rede Globo, durante a exibição do telejornal na noite desta quinta-feira.

Os reflexos atravessaram o vidro do estúdio, com visão para a ponte Octavio Frias de Oliveira, atingiram o estúdio e o apresentador Carlos Tramontina. Os raios puderam ser vistos no início do programa e durante o encerramento.

Segundo a Polícia Militar, cerca de 400 manifestantes faziam um protesto em frente à emissora, no Dia Nacional de Lutas.

No início do telejornal, o apresentador informou que os manifestantes faziam um protesto contra a emissora no Brooklin, bairro da zona sul da capital, onde fica a sede paulistana da Rede Globo. Ele disse ainda que eles se reuniram em uma praça [General Gentil Falcão] e caminhavam na direção da emissora, pela avenida Engenheiro Luis Carlos Berrini.

Tramontina disse que “os manifestantes gritam palavras de ordem contra a Globo. Eles pedem a democratização da mídia e a revisão das concessões de TV”.

Depois de chegar à emissora, manifestantes picharam o muro da entrada do portão 2, na avenida Chucri Zaidan e outros pontos ao redor da Globo. Vinte policiais militares da Força Tática acompanhavam o protesto à distância. O ato era pacífico e sem registros de confrontos.

Os manifestantes deram uma volta completa ao redor da emissora e voltaram para a praça de onde saíram. O grupo disse que estava na manifestação que começou no início da tarde na avenida Paulista e seguiu até a praça Roosevelt, no centro. Eles disseram ter ido ao Brooklin em um ônibus fretado que estava no largo do Arouche. Não há informações de quem pagou o veículo.

A reportagem da Folha não conseguiu contato com a emissora.

NO SUL

Manifestantes jogaram esterco em frente à sede do Grupo RBS, em Porto Alegre, durante protesto na tarde de ontem. A emissora de TV do grupo é afiliada à Rede Globo.

Em vídeo divulgado na internet, os manifestantes disseram que haviam jogado “100 kg de merda de porco” para pedir “democratização dos meios de comunicação”.

Segundo o Grupo RBS, o protesto teve início com cerca de 40 pessoas e, depois, “algumas centenas de manifestantes” se uniram ao grupo.

 

“Decifra-me ou te devoro”: a grande mídia e as manifestações – por Gilberto Calil

Laurindo, no Los Angeles Times: Mídia brasileira ainda reflete a elite escravagista

Sylvia Moretzsohn: Racismo, mídia e hipocrisia

Fernando Conceição – A grande mídia contra as ações afirmativas

 

Fonte: Folha de S. Paulo 

+ sobre o tema

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a...

para lembrar

Valéria Pires e Álvaro Dias saem na frente pela vice de Serra

O nome do vice que vai compor a...

Práticas Restaurativas

O mundo está em crise e a maior razão...

Michelle Obama reúne-se com primeira-dama do México

Após visita surpresa ao Haiti, primeira-dama dos EUA encontra-se...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Brizola e os avanços que o Brasil jogou fora

A efeméride das seis décadas do golpe que impôs a ditadura militar ao Brasil, em 1964, atesta o apagamento histórico de vários personagens essenciais...
-+=