Rede municipal de ensino de SP começa a avaliar 335 mil alunos nesta terça

Estudantes farão exame para testar conhecimento de português.
Na quarta-feira, eles farão prova de matemática.

Fonte: G1

Cerca de 335 mil alunos da rede municipal de ensino de São Paulo fazem testes de português nesta terça (17) e de matemática na quarta (18).
A Prova São Paulo, que avalia o desempenho dos estudantes, serve como parâmetro para o planejamento escolar do ano seguinte. A metodologia da prova permite saber o rendimento de cada aluno. A prova avaliará todos os alunos do 2º, 4º, 6º e 8º anos. Os alunos das outras séries serão avaliados por amostragem.

 

Também farão a prova os estudantes matriculados nas turmas do programa PIC, com aulas mais reforçadas, dos 3º, 4º e 5º anos com desempenho igual ou menor a 150 na escala de proficiência em português na avaliação de 2008.

Prova

Os alunos terão três horas para responder ao exame. O teste reúne 20 questões para os estudantes do 2º e 3º anos e também do 3º ano do PIC, e outras 32 perguntas para os demais participantes. O exame será aplicado pelos profissionais das próprias escolas.

 

Os alunos com necessidades educacionais especiais farão as mesmas provas dos demais estudantes. O material, porém, será adaptado para eles, que contarão com aplicadores especiais (ledor ou escriba).
Os resultados serão encaminhados para as Diretorias Regionais de Educação (DREs) e para as escolas da rede. As famílias receberão pelos correios boletins com o desempenho do filho na avaliação.

 

Assim como em 2008, as provas deste ano terão como base a escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), índice usado pelo Ministério da Educação para avaliar os alunos nacionalmente. Isso vai permitir comparar, ao longo do tempo, o desempenho dos estudantes da rede.

 

 

+ sobre o tema

para lembrar

Conselhos Estaduais são cobrados sobre racismo de Lobato

Brasília - Embora até o momento apenas o Conselho Nacional...

O aprendizado das cotas

Os intensos debates que culminaram com a sanção da...

Racismo na educação infantil – por Sueli Carneiro

Dia 27 de outubro, a professora Eliane Cavalleiro lançou...
spot_imgspot_img

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

Faculdade de Educação da UFRJ tem primeira mulher negra como diretora

Neste ano, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem a primeira mulher negra como diretora. A professora Ana...
-+=