‘Redução da maioridade penal não fará criminalidade diminuir’, defende OAB em debate no Senado

Conselho Federal do órgão afirma que faltam políticas públicas para cuidar de adolescente

Por: Carolina Martins

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) se posicionou contra a redução da maioridade penal, em debate sobre o tema realizado, nesta segunda-feira (3), na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado. Em audiência pública para discutir o assunto, o presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, alegou que prender menores de 18 anos não solucionará o problema da criminalidade.

Para ele, o Estado não cumpre a obrigação de dar assistência aos adolescentes e por isso não pode puni-los como o mesmo rigor usado para adultos. Segundo o Coêlho, os menores de idade já são punidos pela marginalização.

— Não há, em nosso País, políticas públicas suficientes para o atendimento e para o cuidado dos adolescentes. […] A redução da maioridade não cumprirá o objetivo de reduzir a criminalidade.

O representante da OAB considera ainda que reduzir a maioridade penal é inconstitucional. Marcus Vinicius Coêlho defende a tese de que a inimputabilidade de menores de 18 anos é uma garantia individual, e, por isso, cláusula pétrea da Constituição.

As cláusulas pétreas definem temas na Constituição que não pode ser alterados nem por força de PEC (Proposta de Emenda Constitucional). A única forma de mudar uma cláusula pétrea é convocar uma assembleia constituinte para debater o assunto e reformar a lei máxima do País — situação que nunca ocorreu desde a promulgação da Constituição de 1988.

No entanto, há três PECs que defendem a redução da maioridade penal prontas para serem analisadas na CCJ. É por isso que o presidente da comissão, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) decidiu iniciar os debates sobre o tema. Além da audiência pública desta segunda-feira, outras duas estão agendadas para as próximas semanas.

Maioria quer redução

Pesquisa do Instituto DataSenado, realizada em outubro do ano passado, apontou que 89% dos 1.232 entrevistados querem a redução da maioridade penal.

No levantamento, 35% fixaram 16 anos como uma idade mínima para que uma pessoa possa ter a mesma condenação de um adulto. 18% apontaram 14 anos e 16% responderam que 12 anos deveria ser a idade para prender um adolescente.

Outros 20% dos entrevistados defendem que pessoas de qualquer idade deve ser julgada como um adulto se cometer um crime.

 

Fonte: R7

+ sobre o tema

Ex-presidenta da Comissão de Direitos Humanos pede abertura de processo contra pastor Feliciano

  A ex-presidenta da Comissão de Direitos Humanos e Minorias...

Marco Feliciano tem agenda própria, alerta igreja

O Conselho Coordenador da Igreja Presbiteriana Unida do...

Cadáveres eram expostos como “troféus” no DOI-Codi , revela ex-agente da ditadura

Exibições seriam durante gestão do ex-coronel Ustra   O ex-servidor do...

Carta Africana de Direitos Humanos foi adoptada há 32 anos

Luanda – A Carta Africana de Direitos do...

para lembrar

Iza faz show em live para anunciar gravidez: ‘Parece que o mundo já mudou de cor’

A cantora Iza está grávida de seu primeiro filho....

Sônia Nascimento – Vice Presidenta

[email protected] Sônia Nascimento é advogada, fundadora, de Geledés- Instituto da...

Suelaine Carneiro – Coordenadora de Educação e Pesquisa

Suelaine Carneiro [email protected] A área de Educação e Pesquisa de Geledés...

Sueli Carneiro – Coordenadora de Difusão e Gestão da Memória Institucional

Sueli Carneiro - Coordenação Executiva [email protected] Filósofa, doutora em Educação pela Universidade...
spot_imgspot_img

Geledés – Instituto da Mulher Negra abre novas turmas do Curso de Multimídia online e para todo Brasil 

O projeto de comunicação do Geledés – Instituto da Mulher Negra está abrindo novas turmas de formação em multimídia em parceria com o Zoom...

Iza faz show em live para anunciar gravidez: ‘Parece que o mundo já mudou de cor’

A cantora Iza está grávida de seu primeiro filho. A informação divulgada nesta quarta-feira (9) foi confirmada pela equipe da cantora. Nesta sexta-feira (12),...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...
-+=