“Vou colocar a pistola na sua cara”, diz policial para índio em Belo Monte

Um vídeo mostra o momento em que forças policiais se aproximam da ocupação no canteiro de obras da Usina Belo Monte, que está sendo mantida por 170 indígenas, para tentar negociar a retirada dos ativistas, determinada pela Justiça Federal de Altamira na última terça-feira (28). Durante a abordagem, um dos agentes se mostrou irritado e, em meio a ofensas, ameaçou os índios: “Vou colocar a pistola na sua cara.”

Em outro momento, o mesmo policial segue ameaçando o índio. “Vou quebrar essa porra”, diz o agente sobre o arco que está nas mãos do indígena. “E quebro você junto”, termina o militar.

Um policial, em determinado trecho do vídeo, pede ao índio que “vá estudar português”, por este questionar a ameaça do agente de colocar a arma na cara do indígena, alegando que teria sido incompreendido em sua fala.

Ou índio tenta contemporizar. “Nós não tem raiva de vocês” e não entende porque os policiais estão “falando grosso”. O agente responde: “Vocês estão complicando meu trabalho.”

“Nós vamos ficar para morrer”

“Nós ocupamos o canteiro de obras de Belo Monte. Nós estamos defendendo nossa terra. Uma terra muito antiga que sempre foi nossa. Uma parte vocês já tomaram. Outra vocês estão tentando tomar agora. Nós não vamos deixar.” Afirmaram os índios que ocupam a área, em carta divulgada na última quarta-feira (29), onde ressaltam a resistência mesmo após a decisão judicial. “Vocês vão entrar para matar. E nós vamos ficar para morrer. Nós não vamos sair sem sermos ouvidos.”

Veja o vídeo completo:

 

Fonte: Revista Fórum

+ sobre o tema

Aty Guasu denuncia assassinato da liderança Kaiowá Marinalva Manoel e pede providências ao MPF

Por: Tania Pacheco O Conselho da Aty Guasu enviou carta (abaixo)...

Em novo protesto contra Feliciano, marcha de 20 mil tem 4 detidos

Cerca de 20 mil membros de sindicatos, grupos estudantis...

Mídia e Relações Raciais no Brasil

Cooperação internacional e sociedade civil discutem mídia e relações...

para lembrar

A relação entre ativismo de extrema direita na Internet e psicopatia, segundo um novo estudo

Numa entrevista à Deutsche Welle, o diretor do Programa...

Programa de comunicação abre edital para Curso de Multimídia

Geledés - Instituto da Mulher Negra abre edital para...
spot_imgspot_img

Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil

O número de pessoas vivendo em situação de rua em todo o Brasil registradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal,...

Geledés participou do Fórum dos Países da América Latina e Caribe

A urgência da justiça racial como elemento central da Agenda 2030 e do Pacto para o Futuro, em um ano especialmente estratégico para a...

Na ONU, Anielle Franco diz que reparação pela escravidão é ‘inegociável’

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, defendeu na ONU, nesta segunda-feira, a ideia de uma reparação diante dos crimes contra a humanidade cometidos...
-+=