“Vou colocar a pistola na sua cara”, diz policial para índio em Belo Monte

Um vídeo mostra o momento em que forças policiais se aproximam da ocupação no canteiro de obras da Usina Belo Monte, que está sendo mantida por 170 indígenas, para tentar negociar a retirada dos ativistas, determinada pela Justiça Federal de Altamira na última terça-feira (28). Durante a abordagem, um dos agentes se mostrou irritado e, em meio a ofensas, ameaçou os índios: “Vou colocar a pistola na sua cara.”

Em outro momento, o mesmo policial segue ameaçando o índio. “Vou quebrar essa porra”, diz o agente sobre o arco que está nas mãos do indígena. “E quebro você junto”, termina o militar.

Um policial, em determinado trecho do vídeo, pede ao índio que “vá estudar português”, por este questionar a ameaça do agente de colocar a arma na cara do indígena, alegando que teria sido incompreendido em sua fala.

Ou índio tenta contemporizar. “Nós não tem raiva de vocês” e não entende porque os policiais estão “falando grosso”. O agente responde: “Vocês estão complicando meu trabalho.”

“Nós vamos ficar para morrer”

“Nós ocupamos o canteiro de obras de Belo Monte. Nós estamos defendendo nossa terra. Uma terra muito antiga que sempre foi nossa. Uma parte vocês já tomaram. Outra vocês estão tentando tomar agora. Nós não vamos deixar.” Afirmaram os índios que ocupam a área, em carta divulgada na última quarta-feira (29), onde ressaltam a resistência mesmo após a decisão judicial. “Vocês vão entrar para matar. E nós vamos ficar para morrer. Nós não vamos sair sem sermos ouvidos.”

Veja o vídeo completo:

 

Fonte: Revista Fórum

+ sobre o tema

Estado, sou gay! Por Renan Teles

Em tempos de Projeto de Lei (PL) n. 6.583/13...

PCdoB entrega Prêmio José Augusto Mochel 2015

O PCdoB realiza a cerimônia de entrega da 9ª...

Senhor, misericórdia

Após 300 anos de colonialismo e exploração a Corte...

Relatoria Nacional para o Direito Humano à Educação

A Relatoria Nacional do Direito Humano à Educação é...

para lembrar

Ensino religioso em escolas públicas pode gerar discriminação, avalia professor

Fonte: O Dia Online -     São Paulo - O ensino...

Dossiê apresentado pela Campnha Reaja a ONU

Fonte: Folha Popular - Aqui estamos! Para além...

PNDH3: Interesses ocultos contra os direitos humanos

Carlos Tautz Claro que por trás da reação contra...
spot_imgspot_img

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU em Genebra, na Suíça, com três principais missões: avançar nos debates...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Ministério lança edital para fortalecer casas de acolhimento LGBTQIA+

Edital lançado dia 18 de março pretende fortalecer as casas de acolhimento para pessoas LGBTQIA+ da sociedade civil. O processo seletivo, que segue até...
-+=