Relator da ONU exige combate ao racismo em eventos esportivos

 

O relator especial da ONU sobre racismo, discriminação racial, xenofobia e intolerância, Mutuma Ruteere, pediu aos governos e federações esportivas que combatam a presença de grupos racistas nos grandes eventos esportivos deste ano.

Ruteere faz estas recomendações em seu relatório sobre racismo que será apresentado durante a vigésima sessão do Conselho de Direitos Humanos, que acontece de 18 de junho a 6 de julho em Genebra.

No relatório, disponível desde esta terça-feira para a imprensa, o relator se refere especificamente aos Jogos Olímpicos de Londres e à Eurocopa de futebol e considera necessário que durante estes grandes acontecimentos esportivos se tomem medidas para evitar atos de violência racial ou incitação ao ódio.

Ruteere também apoia o uso de um manual durante estes eventos que permita identificar os símbolos dos aficionados por esporte e dos grupos neonazistas.

Em seu discurso de abertura da vigésima sessão ordinária do Conselho de Direitos Humanos da ONU, a alta comissária da ONU para Direitos Humanos, Navi Pillay, também denunciou nesta segunda-feira “a alarmante recorrência de incidentes de racismo, discriminação racial e xenofobia em uma série de países europeus”.

Durante sua intervenção, Pillay aludiu de maneira específica às manifestações racistas que tem ocorrido “no contexto de competições futebolísticas”, como a Eurocopa, disputada atualmente na Polônia e na Ucrânia.

Em seu relatório, Ruteere também mostra a preocupação pela ascensão de partidos políticos extremistas e por uma maior incidência do racismo como consequência da crise econômica.

“Em alguns países os aspectos financeiros da crise tem reacendido velhos estereótipos negativos e prejuízos raciais contra minorias, como por exemplo os ciganos”, denuncia o relator.

Ruteere lamente que em certas regiões “o medo e o desconforto ocasionados pelos problemas econômicos e sociais como a pobreza, o desemprego e os cortes de serviços sociais têm se traduzido em votos em favor de partidos políticos extremistas, incluindo aqueles com programas racistas e xenófobos”.

O relator observa que os crimes cometidos por indivíduos relacionados com partidos extremistas “às vezes são punidos com sentenças muito brandas”.

Londres 2012 no Terra
O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

 

 

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Uma Mulher Negra para o Supremo Tribunal Federal (STF) já!

Os debates se tornaram calorosos neste últimos dias em...

Não é sobre Zanin, mas sobre equidade

Ao nomear seu amigo e advogado pessoal para o mais alto...

Casamento infantil deve ser encarado como assunto urgente no Brasil

Nessa última terça-feira, me reuni com a ministra das...

Ellen Oléria e KL Jay se apresentam em festival de arte e cultura negra do Sesc

O feriado de Corpus Christi chega com uma programação...

para lembrar

A crise, a direita, o futebol e o racismo

por Daniel Eduardo MafraSe a História se repete, sendo...

Mulher que xingou aluna de ‘preta horrorosa’ chega à delegacia para depor

A suspeita chegou na delegacia nervosa e negou ser...

Urubu Branco: O racismo explicito

Por Maria Sylvia Oliveira para o Portal Geledés Meu...
spot_imgspot_img

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...

‘Moro num país racista’, diz empresário que encerrou contrato de R$ 1 mi por ser chamado de ‘negão’

Nem o ambiente formal de uma reunião de negócios foi capaz de inibir uma fala ofensiva, de acordo com Juliano Pereira dos Santos, diretor...

Coordenador do SOS Racismo de Geledés questiona decisões judiciais sobre racismo e injúria racial

Recentes casos de racismo que ocorreram de maneira individual e coletiva reacenderam os debates sobre a diferença entre a injúria racial e o crime...
-+=