sexta-feira, fevereiro 3, 2023
InícioÁfrica e sua diásporaAfro-latinos e CaribenhosRepressão tenta acabar com Encontro 'Raça e Cubanidade. Cuba presente, passado e...

Repressão tenta acabar com Encontro ‘Raça e Cubanidade. Cuba presente, passado e futuro’

O Encontro “Raça e Cubanidade. Cuba presente, passado e futuro”, que está sendo realizado em Cuba, organizado pela sociedade civil negra junto com os diferentes movimentos sociais negros do país, por iniciativa e coordenação do CIR – Comitê de Cidadãos pela Integração Racial (que é dirigido por uma equipe coletiva representativa de todo o país) sofreu grave repressão por parte das autoridades cubanas. (Vários veículos de mídia autorizada na Ilha tiveram permissão das autoridades do governo para entrar na sede do evento, inclusive o jornal O Globo, conforme adiante.)

O “Raça e Cubanidade. Cuba presente, passado e futuro” que, neste ano, agrega representantes de movimentos negros da América Latina, é o segundo Encontro realizado pelo CIR. O primeiro, de 2010, foi um Encontro discreto, mas para 2011, o local de realização está sendo a própria sede do CIR, além de outros locais públicos. Esta é a primeira vez que o movimento negro cubano mobiliza um grande contingente de pessoas para realizar um debate nacional sobre a questão da luta contra o racismo que, ainda hoje, está fortemente presente na Cuba socialista.

Um evento deste porte, em uma Cuba que insiste em esconder o racismo, é sem dúvida um desafio frontal às autoridades que haviam proibido a realização do Encontro. O evento é também oportunidade da outorga de um prêmio anual a pessoas que se distinguem pela tolerância, o diálogo e o respeito à diversidade – “Prêmio Tolerância Plus 2011”

Fonte: Memorial Lélia Gonzales

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench