Fonte: R7 –
Um ano após vitória histórica de Barack Obama, partido do presidente dos EUA perde poder
Um ano após a vitória do democrata Barack Obama como primeiro presidente negro eleito dos Estados Unidos e um dos que começou com mais apoio na história do país, os republicanos voltam a ganhar espaço na política americana com vitórias significativas em eleições estaduais.
Os republicanos conquistaram os governos dos Estados da Virgínia e Nova Jersey. Os democratas continuaram longe da Prefeitura de Nova York, conduzida pelo empresário Michael Bloomberg, reeleito como candidato independente.
As vitórias republicanas ganharam destaque no jornal Washington Post, já que ambos os Estados são governados por democratas.
Na verdade, Robert McDonnel, um republicano conservador, assumirá o governo da Virgínia após dois períodos sucessivos de governadores democratas.
Já em Nova Jersey, após um corpo a corpo que se prolongou inclusive após a votação, os republicanos conseguiram desbancar o atual governador e candidato democrata, Jon Corzine, elegendo Chris Christie como novo governador do Estado.
O fervor democrata tradicional no estado não foi forte o suficiente para superar a impopularidade do governador.
Alguns analistas tinham considerado que Corzine tinha boas possibilidades de vencer a disputa devido ao forte apoio dado pelo presidente Barack Obama.
O jornal The New York Times mencionou como parte das vitórias republicanas o esforço do partido, após a derrota sofrida no ano passado, em levantar dinheiro, recrutar candidatos e fortalecer as bases do partido em uma prévia do que deve fazer nas eleições do próximo ano nos EUA, que renovarão parte do Legislativo.
A rede CNN comparou o resultados das eleições com o governo Obama e informou que, aparentemente, os americanos gostam de seu presidente, mas da pessoa dele, e não tanto de seu governo. O papel dos EUA no Afeganistão também é, para a CNN, cada vez mais relevante para a avaliação de Obama.