Restaurante exclui casal gay de promoção e é alvo de boicote em Araraquara

Post anunciava rodízio para casal, especificando ser para ‘homem e mulher’.
Dono negou preconceito e disse que caso se tratou de um mal entendido.

por Raquel Baes no G1

Uma postagem de restaurante de comida japonesa de Araraquara
(SP) causou polêmica nas redes sociais, na sexta-feira (10). Ao anunciar uma promoção de rodízio para casal, é especificado ser para homem e mulher, o que excluía os casais de homossexuais.

O dono do estabelecimento alegou um mal entendido e a promoção foi alterada. A Assessoria de Políticas LGBT de Araraquara informou que orientou o local sobre a discriminação.

‘Não’

A polêmica surgiu após o post na página oficial do restaurante Keukenhof Sushi Bistrô no Facebook. Os internautas reagiram negativamente e começaram a questionar.

O estudante Matheus Minale, que frequenta o restaurante, perguntou se um casal não pode ser formado por dois homens e duas mulheres e a resposta da página foi ‘não’, o que revoltou a comunidade LGBT e até heterossexuais.

Minale acredita que a postagem foi homofóbica. “Não só amigos homossexuais como também heterossexuais ficaram ofendidos. Minha namorada, por exemplo, ficou muito abalada ontem com os comentários que se seguiram na publicação defendendo o restaurante”, afirmou o estudante, que é heterossexual.

O estudante de jornalismo Adolfo Queiroz, que é homossexual, considerou a postagem absurda. “Errar e persistir no erro deixando claro em uma rede social que um casal para ele é apenas um homem e uma mulher só mostra despreparo, homofobia e falta de educação. É lamentável ver uma situação dessa em pleno 2017. Não iria ao um local assim, onde clientes são vistos como ‘macho e fêmea’. Prefiro ir a locais onde pessoas são tratadas e vistas como seres humanos”, ressaltou.

Explicação e mudança na promoção

Ao G1, o dono do estabelecimento, o empresário Fernando Carvalho, disse que o ocorrido não passou de um mal entendido. Segundo ele, a oferta anunciada era para unir os valores cobrados de uma promoção individual para homens e mulheres, já que o valor para homens sempre foi maior.

“Mais da metade da clientela do restaurante é composta pelo público LGBT. Infelizmente a imagem do restaurante foi prejudicada diante da repercussão do post”, disse.

Ele criou uma nova promoção e incluiu o termo “par”, mas o preço, que antes era R$ 109,90,  agora passou a ser de R$ 119,90 para todos que levarem um acompanhante, independente do sexo. Uma nova postagem feita neste sábado informava que o restaurante não tem nenhum tipo de preconceito. Durante a tarde, a página foi retirada do ar.

‘Beijaço’ no restaurante

Inconformados com o post, dois estudantes decidiram organizar um protesto em forma de “beijaço”, em frente ao restaurante no dia 17 de fevereiro, às 20h.  A página do evento no Facebook já conta com mais de 360 confirmações.

De acordo com os organizadores Fabricio Caiuan e Giovanna Gobatto, o intuito do evento é mostrar que qualquer forma de amor é válida. “Vamos mostrar pro dono desse restaurante que toda forma de amor é valida, e que existem outros casais sem ser apenas homem e mulher”, disse Caiuan.

Denúncias e orientação

A Assessoria de Políticas LGBT de Araraquara orientou o dono do restaurante sobre as penalidades pela prática de discriminação por orientação sexual, com base na Lei estadual 10.948/2001. De acordo com a lei, instituições e empresas podem ser responsabilizadas e receber multa, advertência ou perder a licença de funcionamento.

“Com diálogo, houve a compreensão por parte do proprietário e a retirada da postagem. Há diversas situações de violência por LGBTfobia e intolerância. No entanto, a Assessoria também compreende que outras situações ocorrem por falta de esclarecimentos. E por isso o diálogo aberto é tão importante”, informou em nota.

A assessoria LGBT também conta com o Disque-Denúncia pelo telefone (16) 99751-3567. O atendimento é 24 horas e a identidade do denunciante é mantida sob sigilo. Também há um formulário online para denúncias.

+ sobre o tema

Garoto vítima de homofobia se suicida em Vitória; pais culpam escola do filho

No último dia 17 de fevereiro um garoto se...

“Nosso objetivo é a extinção da Justiça Militar”, diz ex-sargento homossexual discriminado

Fernando Alcântara e Laci Araújo, sargentos assumidamente gays, denunciaram...

STF julgará se Marco Feliciano será processado por homofobia

Procuradoria da União também acusa deputado de racismo A Procuradoria...

Casais homoafetivos viram ‘pães’ no Dia dos Pais

De acordo com o IBGE, 16% das famílias brasileiras...

para lembrar

“Com a criminalização da homofobia, muitos crimes não ficarão impunes”, diz MV Bill

O cantor carioca de rap, MV Bill, 35, surpreendeu...

Seria histórico ver um país desclassificado da Copa por racismo da torcida

por Leonardo Sakamoto Seria fabuloso se alguma seleção perdesse os...

Vereador do PSB sugere segregar gays em uma ilha

Sérgio Nogueira (PSB), vereador de Dourados (MS), afirmou que os...

John Smid ex-líder de grupo que defende a “cura gay” se casa com um homem

O americano John Smid, que liderou durante 18 anos...
spot_imgspot_img

PM que agrediu mulher no Metrô disse que ela tinha de apanhar como homem, afirma advogada

A operadora de telemarketing Tauane de Mello Queiroz, 26, que foi agredida por um policial militar com um tapa no rosto na estação da Luz do Metrô de São...

Comitê irá monitorar políticas contra violências a pessoas LGBTQIA+

O Brasil tem, a partir desta sexta-feira (5), um Comitê de Monitoramento da Estratégia Nacional de Enfrentamento à Violência contra Pessoas LGBTQIA+, sigla para...

Homofobia em padaria: Polícia investiga preconceito ocorrido no centro de São Paulo

Nas redes sociais, viralizou um vídeo que registra uma confusão em uma padaria, no centro de São Paulo. Uma mulher grita ofensas homofóbicas e...
-+=