Revista ‘Time’ anuncia Obama como personalidade do ano

Democrata foi escolhido pela revista americana pela segunda vez.
Para publicação, presidente dos EUA é ‘força por trás da transformação’.

 

 

A revista Time anunciou nesta quarta-feira (19) o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, como a personalidade do ano de 2012, uma honra que o democrata, reeleito para a presidência, recebe pela segunda vez.
A prestigiosa revista americana, que elege a personalidade do ano desde 1927, afirma que o país está em meio a imensas mudanças culturais e demográficas e que Obama é o símbolo e, de certo modo, a força condutora por trás da transformação.

“Por encontrar e forjar uma nova maioria, por converter a fragilidade em uma oportunidade e por buscar, em meio a uma grande diversidade, criar uma união mais perfeita, Obama é a personalidade do ano 2012 da Time”, afirmou o editor da publicação, Rick Stengel, em um comunicado.

Stengel recordou que “Obama é o primeiro presidente democrata desde FDR (Franklin D. Roosevelt) que obtém mais 50% dos votos em eleições consecutivas e o primeiro presidente desde 1940 a ganhar uma reeleição com taxa de desemprego superior 7,5%”.

“Ele conseguiu uma coalizão vencedora e talvez também uma coalizão governante. Sua presidência marca o fim do realinhamento iniciado pelo (ex-presidente republicano Ronald) Reagan, que marcou a política americana por 30 anos”, acrescentou.

Entrevista
Em sua edição, a “Time” publica uma entrevista com Obama, na qual ele afirma que sua vitória em 2012 “é mais satisfatória que a vitória em 2008” e explica que os Estados Unidos estão se convertendo em um país “mais diverso e tolerante”, que aceita e respeita as diferenças entre as pessoas.

“Era fácil pensar que talvez 2008 fosse uma anomalia. Penso que 2012 foi uma indicação de que não, não é uma anomalia”, afirma.

“Atravessamos tempos muito difíceis. O povo americano está frustrado com razão pelo ritmo da mudança, e a economia ainda luta para se recuperar, e este presidente que elegemos é imperfeito, e ainda assim e apesar de tudo é ele que queremos. Isso é algo bom”, explica.

Outros finalistas
Entre os outros finalistas deste ano estavam Malala Yousafzai, a adolescente paquistanesa que foi baleada na cabeça pelo Talibã por fazer críticas ao movimento insurgente em seu blog; Tim Cook, presidente da Apple, que assumiu a difícil tarefa de comandar a companhia após a morte de Steve Jobs; Mohamed Morsi, presidente do Egito, que assumiu o país após a queda do ditador Hosni Mubarak; e a física Fabiola Gianotti , coordenadora do Atlas, grupo que faz pesquisas no Grande Colisor de Hádrons pela “partícula de Deus”.

Em 2011, a personalidade do ano apontada pela revista foi a figura do “manifestante”, em um reconhecimento às pessoas de todo o mundo, em particular do Oriente Médio e norte da África, que saíram às ruas para lutar por seus direitos.

Em 2010, a Time selecionou como “personalidade do ano” o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, que na época, com 26 anos, tornou-se o segundo mais jovem da história a receber a homenagem, atrás apenas do aviador americano Charles Lindbergh, personalidade do ano em 1927, quando tinha 25 anos.

O anúncio deste anos ocorre dias após um dos momentos mais difíceis do mandato do presidente norte-americano: o massacre cometido por um atirador que invadiu uma escola primária em Newtown, Connecticut, e matou 26 pessoas – entre elas 20 crianças.

Após a tragédia, o presidente fez um pedido por ação durante um funeral em Newtown, no domingo, exigindo alterações na forma como os Estados Unidos lidam com a violência armada. Obama disse que nas próximas semanas iria “usar todo poder que este gabinete detém” para iniciar esforços a fim de evitar novas tragédias desse tipo.

Obama havia sido escolhido personalidade do ano em 2008, logo após sua primeira eleição.

 

 

Fonte: G1

+ sobre o tema

para lembrar

Texto exemplar da Juíza Federal Raquel Domingues do Amaral

"Sabem do que são feitos os direitos, meus jovens? no...

As 10 mentiras mais contadas sobre os indígenas

As afirmações listadas abaixo foram extraídas da vida real....

Frequência afetiva, qual é a sua?

Dias desses mandei um inbox parabenizando uma amiga querida...

Política: O que é ser esquerda, direita, liberal e conservador?

Nas eleições presidenciais e estaduais de 2014, o Brasil...

Transição energética não pode repetir injustiças históricas

Cá entre nós, no Brasil, o modelo de desenvolvimento não apenas produz desigualdades sociais e raciais — ele depende delas para funcionar. A injustiça...

Meninas mães passam de 14 mil e só 1,1% tiveram acesso a aborto legal

Quase 14 mil meninas de 10 a 14 anos de idade tiveram filhos no Brasil em 2023, e apenas 154 tiveram acesso ao aborto...

5 fatos que marcaram a atuação política de Pepe Mujica na presidência do Uruguai 

Pepe Mujica viveu até os 89 anos de idade e marcou a política latino-americana com suas ações em prol de causas populares e em...