sexta-feira, setembro 17, 2021
InícioQuestão RacialCasos de RacismoRikardo, o bebé que fez "nascer" uma polémica racista na Hungria

Rikardo, o bebé que fez “nascer” uma polémica racista na Hungria

Rikardo Racz nasceu um minuto depois da meia-noite. Foi o primeiro bebé de 2015, na Hungria. Recém-nascido foi notícia e agora volta a ser porque o seu nascimento despertou uma onda de comentários racistas. Tudo porque Rikardo é cigano.
Do  Tsf

A fotografia de Peter e Sylvia, pais de Rikardo, com o bebé ao colo foi destacada em muitos jornais. Tinham ao colo o bebé do ano, que nascera quando passava um minuto da entrada do novo ano.

O acontecimento levou Elod Novak, vice-líder do partido de extrema-direita Jobbik, no Facebook, essa imagem ao lado de uma fotografia da sua própria família.

ng3956992

À fotografia, o político juntou um comentário explicando que Rikardo é o terceiro filho de uma mãe cigana de 23 anos ao qual acrescentou as palavras que deram origem uma polémica racista. «O número de húngaros não está apenas a cair de forma vertiginosa, como em breve seremos uma minoria no nosso próprio país. Quando é que vai chegar o dia em que eles vão decidir mudar o nome da Hungria? E quando é que finalmente enfrentaremos o maior problema do país?».

O comentário provocou uma “avalanche”, tanto de condenação como de apoio, e refletiu o racismo que existe na sociedade húngara.

«Eles (ciganos) estão procriar-se como ratos, como parasitas», comentaram os simpatizantes do Jobbik. Noutros comentários também há quem repudie estas observações.

RELATED ARTICLES