Rio de Janeiro – Casos de dengue aumentam 58% e confirmam epidemia

As notificações de casos de dengue na cidade do Rio de Janeiro aumentaram 58% em janeiro, na comparação com janeiro de 2011. O dado foi divulgado nesta terça-feira pelo superintendente de Vigilância em Saúde do município, Marcio Garcia. Em janeiro de 2011, foram registrados 1.658 casos da doença, contra 2.625 nos primeiros 30 dias deste ano.

“Isso corrobora (a informação de) que vamos viver uma nova epidemia. O que era uma hipótese está se confirmando”, lamentou Garcia. Entre os fatores que contribuem para o avanço da doença estão o retorno da dengue tipo 1 e a chegada do tipo 4, além de um verão mais chuvoso do que o normal, que cria condições favoráveis para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

A dengue

A doença é transmitida pela picada do mosquito hospedeiro infectado, o Aedes aegypti. O vírus passa por um período de incubação de quatro a 10 dias. Os primeiros sinais são febre alta, dor nas articulações e músculos, fraqueza, falta de apetite, manchas avermelhadas pelo corpo, fortes dores de cabeça e dor no fundo dos olhos.

A chamada dengue clássica cura-se naturalmente, quando o organismo livra-se do vírus através de anticorpos. A forma hemorrágica, no entanto, requer mais cuidados. Quando o paciente apresenta o quadro hemorrágico existe sangramento da gengiva, das narinas e de órgãos internos, o que ocasiona dores abdominais.

Não existe um tratamento específico para a dengue, mas apenas para os sintomas. Ou seja, antitérmicos auxiliam a controlar a febre e os analgésicos amenizam as dores musculares e de cabeça, por exemplo. Quando há suspeita da doença, todos os medicamentos que sejam feitos à base de ácido acetil salicílico têm de ser evitados.

 

 

Fonte: Agência Brasil

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

para lembrar

Desafios para a presidente Dilma Rousseff

Leonardo Boff * Celebramos alegremente a vitória de...

Colunista da Folha diz que mídia foi “suporte político” de FHC

Apesar da convicção deste blog quanto ao combate que...

No último debate ao vivo, Obama mostra quem é que manda

O tema principal era política externa, mas economia não...

CASO UNIBAN: Aluna hostilizada diz que desistiu da Uniban e fará vestibular no ano que vem

Fonte: G1 - A estudante de turismo Geisy Arruda,...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...
-+=