“Roda de Todos os Santos” abre Semana Zumbi dos Palmares em Suzano

A “Roda de Todos os Santos”, evento de valorização da cultura popular desenvolvido desde 2005 pela Prefeitura guia da cidade Suzano, abrirá a Semana Zumbi dos Palmares, realizada pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Sociocultural Negro Sim. A atividade será na terça-feira (15/11), a partir das 13h, no Pavilhão da Cultura Afrobrasileira Zumbi dos Palmares, com entrada gratuita.

A “Roda de Todos os Santos” contará com folia de reis, literatura de cordel, capoeira, afoxé, jongo, circo, hip hop, maculelê, maracatu, congada e moçambique. A principal atração do evento será o grupo maranhense Cacuriá de Dona Teté, que deve fazer a sua apresentação às 17h, que vem a Suzano a convite dos grupos de dança e percussão Jabuticaqui e Cia. Batucaê (Fundação Orsa).

O cacuriá é uma dança executada ao som das caixas do Divino (pequenos tambores), dançada em roda nas ruas da capital do Maranhão, São Luís. O ritmo teve origem na Festa do Divino Espírito Santo.

Almerice da Silva Santos, conhecida como Dona Teté, cantora popular, rezadeira de ladainhas, caixeira do Divino, começou o trabalho com o cacuriá no Laborarte (Laboratório de Artes) em 1980, ensinando o toque e a dança. Foi ela quem difundiu e inovou o cacuriá, introduzindo instrumentos como flauta, baixo, clarinete e teclados, entre outros.

Hoje com 86 anos, ela emociona o público seja numa cena dramática no palco ou numa brincadeira de muita vibração e alegria na rua.

A “Roda de Todos os Santos” é um projeto premiado da Prefeitura de Suzano. A edição de 2007 foi contemplada pelo Ministério da Cultura com o “Prêmio Culturas Populares – Mestre Duda 100 Anos de Frevo”.

Semana Zumbi dos Palmares
A Semana Zumbi dos Palmares seguirá com debates de quarta a sexta-feira (16, 17 e 18/11), às 19h, no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi (Rua Benjamin Constant, 682, Centro). O evento discutirá temas como a diversidade religiosa, movimento negro, Estatuto da Igualdade Racial, juventude negra e violência racial (confira programação abaixo).

No sábado (19/11), a semana prossegue com a Marcha Zumbi dos Palmares. A concentração do evento, que terá apresentações de congada, maracatu e de escolas de samba, será às 16h, na Praça Cidade das Flores (rua Baruel x avenida Paulo Portela, Centro).

No domingo (20/11), Dia Nacional da Consciência Negra, haverá shows de rap, MPB e hip hop no Parque Municipal Max Feffer. A atividade será das 10h às 14h.

A Semana Zumbi dos Palmares será encerrada no dia 28/11, às 19h, com a apresentação do monólogo “Pai Contra Mãe”, com a atriz Dirce Couto, no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi.

Realizada pelo CPD Negro Sim, a Semana Zumbi dos Palmares conta com o apoio da Prefeitura de Suzano, do Fórum de Promoção da Igualdade Racial do Alto Tietê e do mandato do deputado estadual José Cândido. Todas as atividades são gratuitas.

A Semana Zumbi dos Palmares se integra ao Mês da Consciência Negra, realizado todos os anos pela Prefeitura, com palestras, debates e atividades culturais, com o objetivo de refletir e firmar políticas públicas de valorização da cultura afrodescendente em nossa sociedade.

PROGRAMAÇÃO – SEMANA ZUMBI DOS PALMARES

15/11 (terça-feira), 13h
Roda de Todos os Santos: apresentações de manifestações de cultura popular
Encerramento com o grupo Cacuriá de Dona Teté, de São Luís (MA)
Local: Pavilhão da Cultura Afrobrasileira Zumbi dos Palmares – Parque Municipal Max Feffer (avenida Brasil x avenida Senador Roberto Simonsen – Jardim Imperador)

16/11 (quarta), 19h
Diversidade religiosa e as ações jurídicas do Estado
Saudações religiosas: padre Deoclécio Riberio da Silva, da Pastoral Afro da Igreja Católica; Ogã Mestre Quim Debara, da Matriz Africana; Diná Silva Brancini, da Pastoral de Combate ao Racismo e Movimento de Ações Afirmativas da Terceira Região da Igreja Metodista; e Vanessa Hannis, do Centro de Divulgação do Islã para a América Latina
Palestrante: Damaris Dias Moura Kuo, da Comissão de Direito à Liberdade Religiosa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – seção São Paulo
Local: Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi

17/11 (quinta), 19h
Movimento Negro e o Estatuto da Igualdade Racial
Debatedores: Heber Fagundes, da Uniafro; Leandro Santos, coordenador nacional da Educafro; e Sinvaldo José Firmo, advogado do Instituto do Negro Padre Batista
Local: Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi

18/11 (sexta), 19h
Juventude Negra e Violência Racial
Debatedor: representante da Coordenadoria da Juventude da Prefeitura de Guarulhos
Local: Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi

19/11 (sábado), 16h
Marcha Zumbi dos Palmares com apresentações de congada, maracatu e escolas de samba
Concentração: Praça Cidade das Flores (ao lado do Paço Municipal)
18h: Chegada à Praça João Pessoa
19h30: Celebração de Missa Afro na Paróquia São Sebastião (Praça João Pessoa), realizada pela Pastoral Afro de Santa Isabel, Suzano e Região
21h: Apresentação do Balé Afro de Suzano Orun Aiyé, do Balé Afro da Pastoral Afro de Santa Isabel, de capoeira e de maculelê no Salão Paroquial (Praça João Pessoa)

20/11 (domingo), das 10h às 14h
Dia Nacional da Consciência Negra com shows dos grupos Versão Rap (rap), Família Dossyê (rap), DRM (rap), Johnson Light (MPB), Marginaliaria (show lítero-musical) e A Família (rap)
Local: Pavilhão da Cultura Afrobrasileira Zumbi dos Palmares

28/11 (segunda), 19h
Espetáculo teatral “Pai contra Mãe”, monólogo com a atriz Dirce Couto sobre Machado de Assis
Local: Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi

Fonte: Encontra Suzano 

+ sobre o tema

Um em cada três adultos no mundo têm pressão alta, indica OMS

No Brasil, 39,4% dos homens com mais de 25...

Pernambuco lembra o Dia Mundial da Doença Falciforme

  O Dia Mundial da Doença Falciforme, comemorado hoje está...

Sonia Leite – Parte uma grande Guerreira !

Sentirei sua falta minha querida Sônia Leite.Voce sempre será...

para lembrar

Cearense no comando nacional da Cufa

Em solenidade no Theatro José de Alencar, o rapper...

Entrevista da Ministra Luiza Bairros ao jornal Fêmea

Assista e divulgue o vídeo com a entrevista da...

I Oficina de Direito Sacerdotal das Religiões de Matriz Africana em Londrina

I OFICINA DE DIREITO SACERDOTAL DAS RELIGIÕES DE MATRIZ...

Desafios da Militância em Brasília e Roteiro Cultural Candango

Desafios da Militância em Brasília e Roteiro Cultural...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=