Ronaldinho fatura o Golden Foot

Fonte: Globo Esporte –

Ronaldinho Gaúcho é o vencedor do Golden Foot de 2009, prêmio que celebra o conjunto da obra da carreira de jogadores pelo menos 28 anos. Na última edição, o vencedor foi Roberto Carlos.

Apesar de estar em baixa no Milan, o craque superou Buffon (Juventus), Henry (Barcelona) e Raúl (Real Madrid) na eleição e ganhou o prêmio nesta segunda-feira em Mônaco. Além de receber um pé dourado, o ex-gremista marcou suas pegadas na Calçada da Fama do evento.

 

Outros seis jogadores foram indicados na votação, feita pela internet: Figo (aposentado), Totti (Roma), Trezeguet (Juventus), Gerrard (Liverpool), Beckham (Los Angeles Galaxy) e Giggs (Manchester United).

 

O site do Golden Foot recebeu um total de 158.470 votos. Ronaldinho ganhou 43.755 deles, contra 31.762 de Raúl e 25.537 de Henry, os segundos e terceiros colocados.

 

Os ex-jogadores Zbigniew Boniek (Polônia), Oleg Blokhin (Ucrânia), René Higuita (Colômbia) e Karl-Heinz Rummenigge (Alemanha) receberam o prêmio de lendas do futebol. O brasileiro Nilton Santos também foi homenageado, em parceria com o GLOBOESPORTE.COM, e os pés do ídolo da seleção brasileira e do Botafogo foram eternizados na Calçada da Fama do evento. O bicampeão do mundo foi representado por José Luiz Rolim.

Para selecionar os dez jogadores candidatos na eleição vencida por Ronaldinho, o Golden Foot selecionou um júri de jornalistas da imprensa internacional, incluindo o GLOBOESPORTE.COM, parceiro do evento neste ano. Roberto Baggio (2003), Nedved (2004), Shevchenko (2005), Ronaldo (2006), Del Piero (2007) e Roberto Carlos (2008) foram os vencedores das seis primeiras edições.

 

 

Festa de gala em Mônaco

 

A entrada do evento do Golden Foot é marcada pela Calçada da Fama, com as marcas dos pés de craques como Zico, Zidane, Rivellino, Puskas, Di Stéfano e Zoff. O príncipe Albert II de Mônaco marcou presença, como de costume na premiação.

 

Antes da consagração de Ronaldinho, vários vídeos dos homenageados foram exibidos no telão. Destaque para o sempre bem-humorado Higuita, exaltado pela defesa do “escorpião” em uma partida contra a Inglaterra em Wembley. O colombiano quase teve que refazer o lance no palco a pedido dos presentes. Mas ficou no quase.

ronaldinho

O momento em que Ronaldinho marca os pés no gesso: eternizado na Calçada da Fama

Matéria original

+ sobre o tema

Entidades do Movimento Negro se reúnem para debater calendário de lutas

Por: Lívia Francez   Diversas entidades e organizações...

Evangélicos tentam invadir terreiro em Olinda

Vídeo que mostra grupo evangélico tentando invadir terreiro em...

Militantes apontam racismo como um obstáculo para prevenção e tratamento da aids

Os militantes pelos direitos da população negra organizaram...

Livro infantil apresenta a história dos afrodescendentes em Salto

Obra é de autoria da escritora Katia Auvray. ...

para lembrar

A lei 10.639/2003 no contexto da geografia escolar e a importância do compromisso antirracista

O Brasil durante a Diáspora africana recebeu em seu...

Sônia Nascimento – Vice Presidenta

[email protected] Sônia Nascimento é advogada, fundadora, de Geledés- Instituto da...

Suelaine Carneiro – Coordenadora de Educação e Pesquisa

Suelaine Carneiro [email protected] A área de Educação e Pesquisa de Geledés...

Sueli Carneiro – Coordenadora de Difusão e Gestão da Memória Institucional

Sueli Carneiro - Coordenação Executiva [email protected] Filósofa, doutora em Educação pela Universidade...
spot_imgspot_img

A lei 10.639/2003 no contexto da geografia escolar e a importância do compromisso antirracista

O Brasil durante a Diáspora africana recebeu em seu território cerca de 4 milhões de pessoas africanas escravizadas (IBGE, 2000). Refletir sobre a formação...

Pedagogia de afirmação indígena: percorrendo o território Mura

O território Mura que percorro com a pedagogia da afirmação indígena é o Rio Yrurí – rio que treme –, atual rio Madeira, e...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=