RR: Lula participa de festa indígena na Raposa Serra do Sol

O presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, participa nesta segunda-feira, Dia do Índio, de uma comemoração que deve reunir 18 mil pessoas na comunidade do Maturuca, no coração da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima. Um ano após a confirmação da homologação da terra aos índios, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), as etnias Macuxi, Wapixana, Taurepang, Ingaricó e Patamona vão comemorar a retirada dos não índígenas que viviam na reserva, de 1,7 milhão de hectares.

 

Lula vai se reunir com lideranças da região, que deverão pedir recursos para a implantação de projetos de agricultura e pecuária que garantam a sustentabilidade dos índios que moram na reserva, além de mais investimentos em saúde e educação nas aldeias.

 

O presidente deve realizar uma série de gestos simbólicos: estão previstos o plantio de um árvore e o lançamento de uma flecha. As comunidades estão preparando apresentações típicas das tribos e o Hino Nacional será cantado na língua Macuxi. Lula vai almoçar com líderes indígenas em uma das malocas construídas para a festa.

 

A Festa da Homologação começou na última quinta-feira. Localizada na região de montanhas da terra indígena, a comunidade do Maturuca está a mais de 300 quilômetros de Boa Vista. O acesso difícil inclui pelo menos quatro horas de estrada de chão. Lula irá desembarcar em Pacaraima, no norte de Roraima, e seguirá de helicóptero para a festa.

 

Demarcada em 1998 pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e homologada em 2005 por Lula, a reserva foi alvo de uma briga judicial com o governo de Roraima, que questionou no STF a demarcação em área contínua. Os opositores defendiam a demarcação em ilhas, para que seis grandes produtores de arroz e outros agricultores pudessem permanecer na região.

 

O STF confirmou a homologação em área contínua, mas a saída dos não índios não conseguiu resolver as disputas internas entre as comunidades, ligadas ao Conselho Indígena de Roraima (CIR) ou à Sociedade de Defesa dos Povos Indígenas de Roraima (Sodiu-RR), que ainda divergem e brigam por espaço na ocupação e organização de cada tribo.

 

 

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a...

para lembrar

Senado dos EUA terá só uma mulher a mais em 2017

Das 100 cadeiras, 21 serão ocupadas por mulheres no...

Um muro até os céus

Falta de democracia real, perda de direitos sociais e...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Brizola e os avanços que o Brasil jogou fora

A efeméride das seis décadas do golpe que impôs a ditadura militar ao Brasil, em 1964, atesta o apagamento histórico de vários personagens essenciais...
-+=