Salgueiro vem com enredo afro em 2018 e falará da história das matriarcas negras

Durante a feijoada deste domingo, na edição mensal de maio, o Salgueiro anunciou que no Carnaval 2018 vai falar da história das matriarcas negras. O título do enredo é “Senhoras do ventre do mundo”. O carnavalesco Alex de Souza revelou que a sinopse já está pronta, mas aguarda a definição da data de apresentação aos compositores.

Por Guilherme Ayupp Do Carnavaesco

– Esse enredo é a cara da escola. Começa no pioneirismo do Salgueiro que lá em 1963 fez uma homenagem para uma mulher negra desconhecida que era a Xica da Silva. Em 2018, nós vamos falar da história das matriarcas negras. São as mulheres empreendedoras, líderes, mães, as escritoras, a força de uma raça, que representamos aqui com nossas baianas, passistas, porta-bandeira, rainha e a nossa presidente – disse o carnavalesco Alex de Souza.

Em entrevista ao site CARNAVALESCO, Alex de Souza contou que o enredo chegou através do Instituto Hoju.

– Este enredo não é meu, mas achei extremamente interessante. A ideia veio do Instituto Hoju. O Salgueiro foi a primeira escola a fazer um enredo em homenagem a uma mulher. Xica da Silva marcou a história da escola e ela ficou conhecida no país inteiro. A escola  tem grandes figuras mulheres que fizeram parte de sua história – comentou.

‘Enredo bom desse abre portas para muitas coisas’, diz a presidente Regina Celi

O carnavalesco do Salgueiro abordou também a responsabilidade que terá em ser o responsável pelo desfile no Carnaval 2018.

– É um grande desafio. A escola é muito poderosa e querida. Sempre imaginei um dia ter a chance de poder fazer. O desafio é duplo. Fazer o Salgueiro e conduzir o trabalho de pesquisa de outras pessoas. O tema é muito bonito e acredito que dará muita inspiração para os compositores.

A presidente do Salgueiro disse que a escola tem grande identificação com enredo afro. A salgueirense garantiu que existiu a possibilidade da escola ter patrocínio para desenvolver seu desfile em 2018.

– Estamos há um ano pesquisando. Agora, nós vamos correr atrás de patrocínio. Enredo bom desse abre portas para muitas coisas. Deus quis que o enredo caísse no Salgueiro. O enredo nos leva para muitas coisas. Carnaval é cultura. Xica da Silva me inspira. É forte. A mulher é inspiração de muita coisa – citou Regina Celi.

Em 2007, o Salgueiro levou o enredo “Candaces” para Avenida e um dos versos do samba-enredo tinha “Senhoras do ventre do mundo” que virou o título do enredo de 2018.

+ sobre o tema

Mulher negra é quem paga mais impostos no Brasil

Levantamento do Instituto de Estudos Socioeconômicos aponta que os...

Respeite sua jornada: olhe para dentro de si e perceba que você não está sozinha

Em sua nova coluna, Ísis Vergílio traz à tona...

O preconceito segundo o episódio do “Sexo e as nega” – Por: Dennis de Oliveira

Confesso que ainda não tinha assistido a um episódio...

Na luta, a gente se encontra por Flávia Oliveira

Desfiles na Sapucaí ampliam visibilidade, escancaram polêmicas por Flávia Oliveira...

para lembrar

Mostra valoriza o papel da mulher negra no mundo da moda

Idealizadora da mostra e a representante do Abayomi Ateliê,...

“Quando me descobri negra”: sete mulheres conscientes e com muito orgulho

“Tenho 30 anos, mas sou negra há apenas dez....

A presença ostensiva do patriarcado nas eleições presidenciais

As discussões sobre as eleições presidenciais 2014 contam com...

Djamila: racismo só choca quando acontece com a filha do Bruno Gagliasso

Djamila: racismo só choca quando acontece com a filha...
spot_imgspot_img

A presença de uma Juíza Negra no STF é uma questão de coerência, reparação histórica e justiça

A Constituição Federal, estabelece como objetivo da República Federativa do Brasil: promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade...

A luta por uma ministra negra

Nas últimas semanas, parte da militância virtual petista passou a atacar duramente o humorista Gregorio Duvivier por sua defesa da nomeação de uma mulher negra para...

Racismo escancarado

Duas décadas atrás, na esteira da Conferência Mundial contra a Discriminação Racial, em Durban (África do Sul), um conjunto de organizações da sociedade civil,...
-+=