Salve, a Dama do Samba!

Por: Raymondh Junior

 

Filha de um violinista do Bloco dos Africanos e de uma pastora do Rancho Flor de Abacate, Dona Ivone Lara começou a aprender música no colégio Orsina da Fonseca, na Tijuca, onde estudou como interna após a morte dos pais. Foi aluna de Lucília Villa-Lobos, esposa do grande mastro.

Prima de Mestre Fuleiro, começou a frequentar as rodas de samba da escola Prazer da Serrinha e, posteriormente, do Império Serrano. Ali passou a compor seus primeiros sambas de terreiro, enquanto vivia profissionalmente como enfermeira e assistente social (trabalhou no Serviço Nacional de Doenças Mentais, com a Dra. Nise da Silveira).

Ingressou na ala dos compositores do Império Serrano em 1965, ano em que compôs, com Bacalhau e Silas de Oliveira, “Os Cinco Bailes da História do Rio”. Foi a primeira mulher a vencer um concurso de samba de enredo numa das grandes escolas do carnaval carioca.

A carreira de Dona Ivone Lara permite listá-la como uma das mais expressivas figuras da história da música brasileira. Melodista de rara inspiração, é autora de uma série de grandes sambas, vários deles gravados por nomes expressivos da canção popular.

A sua produção como compositora de sambas de enredo é pequena. Ao compor, porém, o clássico “Os Cinco Bailes da História do Rio”, entrou para a história do gênero como co-autora de um dos sambas mais lindos e completos, segundo a crítica especializada.

Vida Longa à Dama do Samba!

Axé!

 

 

Fonte: SRZD

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...