Salve, a Dama do Samba!

Por: Raymondh Junior

 

Filha de um violinista do Bloco dos Africanos e de uma pastora do Rancho Flor de Abacate, Dona Ivone Lara começou a aprender música no colégio Orsina da Fonseca, na Tijuca, onde estudou como interna após a morte dos pais. Foi aluna de Lucília Villa-Lobos, esposa do grande mastro.

Prima de Mestre Fuleiro, começou a frequentar as rodas de samba da escola Prazer da Serrinha e, posteriormente, do Império Serrano. Ali passou a compor seus primeiros sambas de terreiro, enquanto vivia profissionalmente como enfermeira e assistente social (trabalhou no Serviço Nacional de Doenças Mentais, com a Dra. Nise da Silveira).

Ingressou na ala dos compositores do Império Serrano em 1965, ano em que compôs, com Bacalhau e Silas de Oliveira, “Os Cinco Bailes da História do Rio”. Foi a primeira mulher a vencer um concurso de samba de enredo numa das grandes escolas do carnaval carioca.

A carreira de Dona Ivone Lara permite listá-la como uma das mais expressivas figuras da história da música brasileira. Melodista de rara inspiração, é autora de uma série de grandes sambas, vários deles gravados por nomes expressivos da canção popular.

A sua produção como compositora de sambas de enredo é pequena. Ao compor, porém, o clássico “Os Cinco Bailes da História do Rio”, entrou para a história do gênero como co-autora de um dos sambas mais lindos e completos, segundo a crítica especializada.

Vida Longa à Dama do Samba!

Axé!

 

 

Fonte: SRZD

+ sobre o tema

Datafolha: Maioria acha que faltam vereadores negros e mulheres

O número de mulheres e negros nas Câmaras Municipais ainda é considerado insuficiente...

5 dados que explicam por que arma de fogo virou crise de saúde pública nos EUA

A maioria dos americanos ou de seus familiares já...

CONAQ: Nota de repúdio

CONAQ repudia matéria da revista Carta Capital intitulada “Quilombo...

para lembrar

Prefeito do norte do Piauí é preso por pedofilia

O prefeito de Domingos Mourão, José Cavaleiro, também é...

Marina critica proposta de novo Código Florestal

A presidenciável Marina Silva (PV) disse ontem que...

Vanete Almeida, a guerreira do semiárido se encantou

Há menos de um ano recebi um e-mail apreensivo...

NBA: Nenê quer ir com a selação do brasileira para Mundial da Turquia

Em sua segunda escala na viagem aos EUA, o...

Ministra defende criação de marcos da cultura para evitar retrocessos

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, defendeu, nesta quinta-feira (4), a institucionalização da cultura no país, para evitar retrocessos como em governos anteriores. Ao...

Plano Safra é relevante para combater inflação

É de pobreza franciscana o debate macroeconômico brasileiro, restrito, quase sempre, às estimativas e análises de operadores do mercado financeiro. Nada contra bancos, corretoras,...

‘Ela terá a correção necessária’, diz Benedita da Silva após Carla Zambelli a chamar de ‘Chica da Silva’

A deputada Benedita da Silva (PT-SP) disse que vai notificar judicialmente a também deputada Carla Zambelli (PL-SP), após a parlamentar bolsonarista a chamar de "Chica da Silva" durante uma...
-+=