Samsung pede desculpas a funcionários com câncer e promete indenização

Pela primeira vez em sete anos, a sul-coreana Samsung Electronics admitiu que as mortes por câncer de trabalhadores de sua unidade de fabricação de chips têm relação com a exposição a produtos químicos da linha de produção. O vice-presidente Kwon Oh- hyun pediu desculpas nesta quarta-feira aos funcionários que sofrem de leucemia e outros cânceres e prometeu pagar uma indenização aos empregados e suas famílias.

As declarações foram feitas um mês após um deputado da oposição, Sim Sang-jeung, pedir que o governo e a empresa se desculpassem com os 243 trabalhadores da fábrica de semicondutores que desenvolveram tipos raros de câncer ou com as famílias dos que já morreram. A resolução proposta por Sim em 14 de abril mostrou que 114 deles eram funcionários da Samsung.

Nos últimos anos, a Samsung ignorou todas as reivindicações de pedidos de desculpas e brigou na Justiça contra os pedidos de indenização. Kwon garantiu que a Samsung no voltará a se envolver em processos judiciais.

As primeiras denúncias aconteceram em 2007, com a morte de Yu-mi Hwang, um trabalhador da fábrica de chips da Samsung, com leucemia, aos 22 anos. As campanhas pediam que a empresa assumisse a responsabilidade pelos perigos da fabricação de semicondutores, compensasse os prejudicados e evitasse novos doentes transformando as linhas de produção em um modelo livre de produtos tóxicos.

A história de Yu-mi e a batalha nos tribunais travada por seu pai virou filme financiado por doações e trouxe mais atrenção ao caso e às mortes entre funcionários da Samsung.

Analistas afirmam que a controvérsia é um dos pontos de preocupação de Lee Kun-hee, 72 anos, presidente da empresa e está internado, no processo de sucessão no comando da empresa para seu filho, Lee Jae Yong.

 

 

Fonte: Bocão News

 

+ sobre o tema

Salve Zumbi e João Cândido, o mestre sala dos mares

Por Olívia Santana   Há 15 anos, após uma grande marcha...

Olimpíadas de Tóquio devem ser novo marca na luta por igualdade

Os Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968,...

Matias, o menino negro fotografado com um boneco de “Star Wars”, foi a Hollywood. Por Cidinha da Silva

Em tempos de comunicação-relâmpago pela Web, a imagem viralizada...

para lembrar

Câncer do pulmão atinge cada vez mais mulheres e a culpa é do cigarro

O número de pacientes com câncer não para de...

Motorista que foi vítima de racismo será indenizado em R$ 4 mil

Um motorista que foi vítima de racismo será indenizado...

65,7% das mulheres com câncer de mama esperam mais de 60 dias por tratamento no SUS

Uma pesquisa da Fundação do Câncer mostra que 65,7%...

Psiquiatra é condenado a pagar R$ 50 mil de indenização por racismo

Em sessão de julgamento realizada na tarde de quarta-feira,...

Novo medicamento contra câncer de colo de útero é maior avanço em 20 anos, dizem cientistas

Cientistas acreditam ter obtido o maior avanço no tratamento do câncer do colo do útero em 20 anos utilizando um conjunto de medicamentos baratos...

65,7% das mulheres com câncer de mama esperam mais de 60 dias por tratamento no SUS

Uma pesquisa da Fundação do Câncer mostra que 65,7% das mulheres com diagnóstico de câncer de mama, sem plano de saúde, demoram mais de 60...

Mulheres cobram indenização após violência doméstica: “Ele sentiu no bolso”

A intenção de Maria* ao processar seu ex-marido e pedir indenização após sofrer violência doméstica não era ganhar dinheiro. Ela queria justiça. Levado ao...
-+=