Guest Post »

Santo André: Sétima Parada do Orgulho LGBT

Santo André celebra neste domingo (29/5) a Sétima Parada do Orgulho LGBT. O evento terá início às 12 horas com concentração na Rua Catequese e seguirá com caminhada nas avenidas D.Pedro II e Industrial. A expectativa de público para esse ano é de 30 mil pessoas, 10 mil a mais que a edição do ano passado.

Segundo o presidente de honra da ONG ABCDS (Ação Brotar pela Cidadania e Diversidade Sexual), Marcelo Gil, o aumento de público tem como motivo a maior integração dos movimentos da região e as ações afirmativas que começam a ficar mais frequentes por parte dos órgãos públicos.

“As ações de enfrentamento à homofobia começam a ficar mais presentes, principalmente em Santo André onde a Lei Municipal contra a homofobia caminha para a aprovação”, afirma. De acordo com Marcelo, outra ação positiva que segue em tramitação é a formação de um GT de segurança pública LGBT.

A parada tem apoio da Polícia Militar que contribuiu para em o último evento terminasse sem nenhum incidente. Em edições anteriores, a parada foi marcada por uma série de fatos como a tentativa, da Polícia Militar, de dispersar participantes com spray de pimenta.

Para a edição deste ano, o evento conta com um policiamento reforçado, fiscalização do Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André), além de uma série de faixas que informam sobre as alternativas para o trânsito local no dia al. “O objetivo é buscar o respeito a cidadania. Queremos que a população entenda que aceitar a diversidade é aceitar os direitos humanos”, afirma Marcelo que aconselha os participantes a evitarem bebidas alcoólicas e utilizarem roupas leves. (Colaborou Carolina Neves)

 

Fonte: Reporter Diário

Related posts