SÃO PAULO: Consciência e Cultura na USP

Universidade promove espaço de conscientização durante a I Semana da Consciência Negra

Dialogar, conhecer, debater e conscientizar para transformar esses são alguns dos objetivos propostos pela Universidade de São Paulo, campus Leste, ao abrir as portas para a I Semana da Consciência Negra entre os dias 16 e 18 de novembro.

 

A Semana que tem como tema “Onde estão os negros?” Pretende fomentar discussão em torno da visibilidade do negro não apenas no espaço das universidades públicas brasileiras, mas também na nossa sociedade como um todo.

 

Além dos alunos da própria USP o evento recebe também alunos de algumas escolas públicas da região, para promover de forma efetiva uma aproximação entre a comunidade e a universidade em torno do tema.

 

O evento que será realizado no campus Leste é promovido por alunos da Escola de Artes Ciências e Humanidades (EACH), e irá contar com debates, exibição de documentários, intervenções culturais e outras manifestações artísticas. Na abertura do evento, dia 16, haverá um debate sobre Democracia Racial; na terça-feira, dia 17, o tema abordado será situação do negro na Educação; no último dia o debate será sobre a representação do negro na mídia e sobre a periferia como espaço de resistência. No final de cada palestra haverá uma intervenção cultural além da exibição de documentários durante o evento.

 

Dentre as presenças confirmadas estão: Os Professores Dennis de Oliveira (USP), Ju Colombo (Almanaque Educação), Maria de Laia (CONE), Dilma de Melo Silva (USP), integrantes da casa do Hip Hop da Cidade Tiradentes, Ed do grupo Pretologia (RAP), Grupo Denegri (RAP), Cia Porto de Luanda e Jaime Amparo (Educafro).

 

Serviço:

 

1ª Semana da Consciência Negra

 

Tema: “Onde estão os negros?”

 

Data: 16 a 18 de novembro (dia 16 das 19h ás 22h. Nos dias 17 e 18/11 o evento tem dois turnos: manhã das 8h30 às 12h e noite, das 19h30 às 22h)

 

Local: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (USP Leste): Rua Arlindo Béttio, 1000 – Ermelino Matarazzo. São Paulo-SP. (acesso pela estação USP Leste da CPTM, Altura do nº 6000 da av. Dr. Assis Ribeiro)

 

Informações para a imprensa:

 

Renato Adriano Rosa: (11) 9545-4743

email: [email protected]

blog: www.semanadaconsciencianegrauspleste.blogspot.com

+ sobre o tema

Conselheiros da Comunidade Negra serão empossados no dia 7

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania...

10 a 13 de novembro Congresso da Unegro apontará novos caminhos

  Acontece de quinta a domingo (10 a 13) o...

Ironides Rodrigues: A volta por cima de um quase esquecido

por Carlos Guimarães Coelho Preto, pobre e filho de...

para lembrar

Sônia Nascimento – Vice Presidenta

[email protected] Sônia Nascimento é advogada, fundadora, de Geledés- Instituto da...

Suelaine Carneiro – Coordenadora de Educação e Pesquisa

Suelaine Carneiro [email protected] A área de Educação e Pesquisa de Geledés...

Sueli Carneiro – Coordenadora de Difusão e Gestão da Memória Institucional

Sueli Carneiro - Coordenação Executiva [email protected] Filósofa, doutora em Educação pela Universidade...
spot_imgspot_img

Lauryn Hill, YG Marley e Mano Brown tocam em festival em SP; saiba como comprar ingressos

O Chic Show, projeto que celebra a cultura negra e realizava bailes que ficaram clássicos na São Paulo da década de 1970 e 1980, vai...

Colégio afasta professor de história investigado por apologia ao nazismo, racismo e xenofobia

Um professor de história da rede estadual do Paraná foi afastado das funções nesta quinta-feira (18) durante uma investigação que apura apologia ao nazismo, racismo...
-+=