São Paulo: Homicídios crescem 12% no 1º trimestre

Aumento ocorreu nas áreas das oito seccionais da capital, revertendo 10 anos de quedas

por: Bruno Paes Manso, Josmar Jozino, Marcelo Godoy

Depois de dez anos de queda ininterrupta, os homicídios voltaram a crescer no primeiro trimestre deste ano na capital paulista.

Foram registrados 353 assassinatos nos três primeiros meses do ano, enquanto no mesmo período do ano passado ocorreram 315 mortes. O aumento é de 12%, segundo os dados do Infocrim, sistema eletrônico de informação da Secretaria de Segurança Pública, obtidos com exclusividade pelo Jornal da Tarde.

Longe de ser um fenômeno localizado, os assassinatos cresceram de forma homogênea em toda a capital. Houve registro de aumentos nas oito seccionais de polícia, nas zonas centro, sul, oeste, norte, leste, Santo Amaro, Itaquera e São Mateus. Na zona norte, por exemplo, a média mensal do primeiro trimestre foi 18% acima da média dos meses de 2009. A 6.ª Seccional, que engloba a região de Santo Amaro, teve 82 homicídios em três meses, uma média de 27,3 por mês, o que significa aumento de 13% em relação ao mesmo período do ano passado.

No dia 22 de março, por exemplo, três jovens de 22 anos foram assassinados por dois encapuzados no Jardim Três Marias, no Socorro, zona sul paulistana. Os autores chegaram em um bar, ordenaram que os clientes entrassem e baixassem as portas. As vítimas ficaram do lado de fora e foram baleadas na calçada. Foi a segunda chacina do ano na capital. A primeira na zona sul, que passou o ano inteiro de 2009 sem registros.

Em menos de três meses, é a segunda vez que o Estado registra crescimento nos números de assassinatos depois de dez anos com taxas em queda. No começo do ano, pelo balanço de 2009, o Estado registrou um leve crescimento de 3% no total de homicídios em relação a 2008. A capital, contudo, no mesmo período, teve 1.235 assassinatos, valor 2% menor do que o de 2008. Com o aumento no 1º trimestre, a capital tem 12,7 casos por 100 mil habitantes.

Antes de virarem estatísticas oficiais, os dados do Infocrim vão ser analisados pela Secretaria de Segurança Pública. Serão retirados os casos de resistência seguida de morte – óbitos causados pela polícia em supostos confrontos. Já os feridos que são levados a hospitais e morrem posteriormente serão adicionados.

Fonte: Jornal da Tarde

+ sobre o tema

Detenção de Mano Brown exemplifica a mensagem de Cores e Valores

Pedro Paulo Soares Pereira, 44 anos, também conhecido como...

A inteligência de cada um

Estudos mostram que a genética é crucial. Outros fatores...

Um quinto dos americanos acha que Obama é muçulmano, diz pesquisa

Obama frequenta a igreja e já reiterou publicamente sua...

O transporte de tração animal no Central Park e no Sul de Minas

Sou aficionada por revistas e livros sobre animais de...

para lembrar

Justiça cassa 13 vereadores em São Paulo; advogado diz que lei não proíbe doações

Fonte:UOL - A Justiça Eleitoral de São Paulo cassou...

Machismo e racismo dentro e fora do BBB

por Karen Polaz de Blogueiras Feministas Não sou fã...

‘Demos mole’, diz fundador do PV sobre Rede de Marina Silva

  Alfredo Sirkis lamenta rejeição à criação do...

Maioria acha que Obama não mereceu Nobel

Fonte: Blog Sérgio Dávila - Pesquisa Gallup divulgada hoje confirma...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=