São Paulo – O que abre e fecha neste Carnaval

Confira o funcionamento das instalações municipais durante o carnaval:

Transporte – O Sistema de Transporte Urbano opera todos os dias com redução da frota. No sábado e na segunda,70% dos coletivos estarão em circulação. No domingo e na terça, apenas 50%.

Para o feriado prolongado, o Metrô vai ampliar o número de viagens na sexta-feira, para atender os viajantes que deixarão a cidade pelos terminais rodoviários do Tietê, Jabaquara e Barra Funda. Já na quarta-feira de cinzas, as operações nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha terão início antecipado para as 4h.

Na Linha 2-Verde, com exceção das estações Vila Prudente e Tamanduateí – que operam das 8 às 17h -, as estações começarão a funcionar às 4h30. Na segunda-feira, a frota em circulação seguirá o horário de sábado e, na terça, o número de trens em operação será o mesmo dos domingos.

Já a Ponte Orca que liga a Estação Vila Madalena do Metrô à Cidade Universitária, da CPTM, e as estações Tamanduateí (CPTM) e Sacomã (Metrô) funcionarão normalmente na segunda-feira. No dia seguinte, no entanto, não entrará em funcionamento.

Procon – O atendimento pessoal não funciona nos dias 7 e 8. Neste sábado, os postos abrirão das 7 às 13h; já na quarta, funcionará das 13h às 19h.

Bancos – Os bancos voltam a abrir na quarta-feira de Cinzas, a partir do meio-dia. Contas com vencimento para o período de carnaval podem ser pagos no dia 9 sem incidência de multa, segundo a Febraban.

Poupatempo – As agências funcionarão voltam a funcionar na quarta-feira, às 13h. Nos outros dias, segue fechado.

Saúde – Os serviços de saúde funcionarão normalmente, com atendimento 24 horas em hospitais, prontos-socorros e alguns postos do Atendimento Médico Ambulatorial (AMA). As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e as AMAs Especialidades ficarão fechadas entre sábado e terça, reabrindo para atendimento quarta-feira, ao meio-dia.

Verde e Meio Ambiente – Todos os parques municipais abrirão nos horários habituais, com exceção do Jardim da Luz, que fica fechado às segundas-feiras.

Cultura – Abrirão apenas nos dias 5 e 6: Capela do Morumbi, Casa do Bandeirante, Casa do Grito, Casa Modernista, Casa do Tatuapé, Centro Cultural São Paulo, com exceção da biblioteca, Galeria Olido, Monumento à Independência (Capela Imperial), Museu do Theatro Municipal, Sítio da Ressaca, Sítio Morrinhos, teatros Artur Azevedo, Cacilda Becker, Décio de Almeida Prado, João Caetano, Paulo Eiró e Zanoni Ferrite. Nos dias 7 e 8, os locais permanecerão fechados, reabrindo às 12h do dia 9.

Os CEUs abrirão durante todo o feriado para atividades culturais e esportivas. Os Telecentros ficarão fechados até quarta-feira. A Biblioteca Pública Circulante (Mário de Andrade) funcionará apenas até o dia 5, das 10h às 17h, para reabrir após o Carnaval. Esportes Os Clubes da Cidade abrirão para atividades de esporte e recreação todos os dias, com exceção de segunda-feira.

Abastecimento – Os mercados municipais, os sacolões e as feiras livres funcionarão normalmente no sábado e no domingo. Mercado de Guaianases não funcionará nos dias 7 e 8; o do Ipiranga e o da Penha fecharão no dia 7, mas abrirão no dia 8, até as 13h.

Os mercados Central Leste, Kinjo Yamato, Lapa, Paulistano, Pinheiros, Santo Amaro, São Miguel, Tucuruvi e Teotônio Vilela funcionarão no dia 7 e estarão fechados no dia 8. O mercado de Pirituba abrirá normalmente no dia 7 e atenderá no dia 8 até as 14h; e os de Sapopemba e Vila Formosa abrirão normalmente no dia 7 e funcionarão no dia 8 até as 13h.

Os sacolões Avanhandava, Brigadeiro, Estrada do Sabão, Jaguaré, Jaraguá, Lapa, Piraporinha, Rio Pequeno, Santo Amaro e São Miguel não funcionarão no dia 8. Atenderão normalmente No dia 8 os sacolões Bela Vista, Butantã, Cohab Adventista, Cidade Tiradentes, João Moura e Freguesia do Ó.

Assistência Social – Nos dias 5, 6, 7 e 8 funcionarão apenas os serviços de emergência e acolhida, que atendem 24 horas, ininterruptamente: Abrigos/Casas de Acolhida, Central de Atendimento Permanente e de Emergência, Centros de Referência da Criança e do Adolescente e Centros de Acolhida (antigos albergues). Os demais serviços só voltarão a atender na quarta-feira, a partir das 12h.

Subprefeituras – As Praças de Atendimento voltarão às atividades normais no dia 9, a partir das 12h.

Trabalho – No dia 5, as instalações dos Centros de Apoio ao Trabalho (CAT) atenderão normalmente, das 7h às 13h e depois retornam às atividades na quarta-feira às 12 horas. Já a rede do banco de microcrédito São Paulo Confia encerra as atividades na sexta-feira e retorna na quarta-feira, após as 12 horas.

Fonte: Estadão

+ sobre o tema

Deputados vão à Cracolândia, mas não descem do ônibus

Vinte e um deputados federais desembarcaram...

Ações afirmativas

Targino de Araújo Filho e Petronilha Beatriz Gonçalves e...

Risco Lula trava proposta de antecipação de eleições presidenciais

"PEC das eleições não passa pelo simples fato de...

Caso Palocci não afetou imagem positiva do governo, diz pesquisa

A queda do ministro Antonio Palocci em pouco ou...

para lembrar

Depois da ruína neoliberal, o ‘moralismo liberal’

Ex-ministro de FHC, Luiz Carlos Bresser Pereira publica...

Para petistas, nova pesquisa “desmente” Datafolha e mostra empate entre Dilma e Serra

Por: Christina Lemos Os petistas respiraram aliviados diante...

No aquecimento para a corrida eleitoral, o útero tem superado o fígado

Conta uma das variações dos mitos sobre Oxum que...

Cidadão é livre para escolher uso do vale-cultura

Previsto para ser regulamentado no dia 26 de fevereiro,...

Em 20 anos, 1 milhão de pessoas intencionalmente mortas no Brasil

O assassinato de Mãe Bernadete, com 12 tiros no rosto, não pode ser considerado um caso isolado. O colapso da segurança pública em estados...

CPMI dos Atos Golpistas: o eixo religioso

As investigações dos atentados contra a democracia brasileira envolvem, além dos criminosos que atacaram as sedes dos três Poderes, políticos, militares, empresários. Um novo...

Como pôr fim ao marco temporal

A tese do marco temporal, aprovada na Câmara nesta terça-feira (30), é ancorada em quatro pilares: genocídio, desinformação, atraso e inconstitucionalidade. Dos dois últimos, deve-se dizer...
-+=