quarta-feira, setembro 28, 2022
InícioSem categoriaSeafro lança projeto Afroaids com ciclo de palestras em Macapá

Seafro lança projeto Afroaids com ciclo de palestras em Macapá

Evento será realizado nos dias 16 e 17 de agosto pelo setor de Saúde e Gênero da Secretaria Extraordinária de Políticas para Afrodescendente

Acontece nos dias 16 e 17 de agosto um ciclo de palestras sobre o Plano Estadual de Ações Afirmativas em Prevenção às DSTs/Aids para a população negra do Amapá. O evento será realizado pelo setor de Saúde e Gênero da Secretaria Extraordinária de Políticas para Afrodescendente (Seafro) e inicia às 17h no primeiro dia, e às 8h, no segundo, no auditório da Universidade do Estado do Amapá (Ueap).

No dia 16, como parte do lançamento do projeto Afroaids, será criado o Banco de Preservativo da População Negra e Quilombola do Amapá, projeto-piloto que deverá ser adotado em outros estados. Também haverá a conferência sobre o tema “Harmonização de Conceitos de Ações Afirmativas de Prevenção em DST/Aids para a população negra e a interface com a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra”, com a palestra de Simone Cruz, da Comissão de Articulação com os Movimentos Sociais (CAMS) do Departamento Nacional de DST/Aids e Hepatites do Ministério da Saúde.

Ainda está prevista a palestra “Por que Políticas Públicas de Ações Afirmativas em Saúde para População Negra?”, ministrada por Anhamona Silva Brito, da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR).

“O objetivo do evento é prevenir a incidência de DSTs na nossa população negra, bem como buscar soluções para o setor, com ênfase para o recorte racial. É uma bandeira antiga, cuja defesa começa a ganhar reforço agora”, argumenta a técnica do setor de Saúde da Seafro, Rejane Soares.

Programação

Dia 16/08 (terça-feira)

– 17h – Credenciamento

– 18h – Cerimônia de Abertura – Hino Nacional e Canção do Amapá

– Composição da mesa de abertura: Governador do Estado do Amapá, Camilo Capiberibe; vice-governadora do Amapá, Dora Nascimento; deputada estadual Cristina Almeida; representantes do Departamento Nacional de DST/Aids e Hepatites do Ministério da Saúde; Secretaria Extraordinária de Políticas para Afrodescendentes; Coordenadoria de Vigilância e Saúde; Departamento Estadual de DST/Aids e Hepatites; Conselho Estadual de Saúde; Coordenadoria Municipal de Igualdade Racial e secretário de Estado da Saúde.

– 19h15 – Lançamento do Projeto: Afroaids – Banco de Preservativo da População Negra e Quilombola do Amapá

– 19h40 – Conferência: Harmonização de Conceitos de Ações Afirmativas de Prevenção em DST/Aids para a População Negra e a interface com a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra. Palestra: Simone Cruz – Comissão de Articulação com os Movimentos Sociais (CAMS) do Departamento Nacional de DST/Aids e Hepatites – Ministério da Saúde.

– Palestra: Por que Políticas Públicas de Ações Afirmativas em Saúde para a População Negra? Anhamona Silva Brito – Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial – Seppir

– 21h – Momento Cultural de encerramento

Dia 17/08 (quarta-feira)

– 8h – Saudações aos participantes

– 8h15 – O Papel do Controle Social na Implementação das Políticas de Prevenção a Aids na População Negra – Conselho Nacional de Saúde

– 9h15 – Painel 1 – Aids tem cor e raça?

– Estratégias de Combate a Vulnerabilidades da População Negra em DST/Aids

– Dados e Estatísticas em DST/Aids e população negra no Amapá – Coordenação Estadual de DST/Aids e Hepatites

– Direitos e Ações Afirmativas para População Negra do Amapá

– Impacto do Plano Estadual de Ações Afirmativas em AIDS para População Negra

– Experiências positivas em Prevenção na População Negra

– 9h30 – Debate

– 11h – Formação dos grupos de trabalho e início dos trabalhos dos grupos

– 12h – Almoço

– 14h – Debate em grupo

– 15h – Conclusão das atividades de grupo

– 16h – Apresentação das propostas para o Plano

– 17h30 – Criação do GT de acompanhamento e monitoramento das ações do Plano Estadual de Ações Afirmativas em DST/AIDS para População Negra

18h – Encerramento

Fonte: Governo do Amapá

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench