Segurança alega que empresário o discriminava e o chamava de “macaco”

O segurança bancário Alexsandro Abilio de Farias disse nesta segunda-feira à Polícia que matou o empresário Adriano Henrique Maryssael de Campos, 73 anos, dono do Restaurante Adriano, por ter sido várias vezes discriminado. O crime aconteceu no final da manhã de terça-feira,dia 21, no interior de agência do Banco Itaú, na Avenida Carmindo de Campos, em Cuiabá. O segurança se apresentou à Polícia acompanhado de seu advogado. Após ser ouvido, Alexsandro foi liberado. O delegado Antônio Carlos Garcia, da Homicídios, diz que ainda poderá pedir a preventiva do segurança.

A questão, segundo o depoimento de Alexsandro, já é antiga. Ele disse, em depoimento que começou às 9h30 e vou até o final da manhã, que o empresário o agredia verbalmente. “Vagabundo”, “preguiçoso”, “preto” e “macaco” teriam sido alguns dos adjetivos lançados por Adriano. No dia do assassinato, conforme revelaram as imagens do circuito interno de segurança, não houve discussão; apenas um gesto do empresário e, em seguida, três tiros a queima roupa.

O segurança disse que naquele momento, o empresário, que deixava o banco, apontou para a sua direção e prometeu matá-lo, segundo informou o delegado. “Ele disse que perdeu a cabeça e foi para cima do empresário e atirou” – explicou.

Na seqüência, o segurança bancário atirou contra a porta de vidro e fugiu. Na rua, ele tomou uma motocicleta de assalto, pertencente a Fabricio Paniago. A motocicleta foi abandonada e encontrada dois dias depois. A arma utilizada no crime foi entregue ao advogado Janone Pereira, que a encaminhou para a Polícia.

Alexsandro disse à Polícia que outras pessoas sabiam dos desentendimentos entre ele e o dono do restaurante italiano. “Ele disse que havia comunicado inclusive a sua empresa e pediu para mudar de banco, mas ninguém tomou providências” – informou o delegado. Alexsandro de Farias era funcionário da empresa Brinks Segurança e Transporte de Valores. Até o momento, a empresa não se pronunciou sobre o caso.

Pelo menos mais dez pessoas deverão ser ouvidas antes da conclusão do inquérito. Garcia disse que o vigia foi liberado, mas não descarta a possibilidade de ser pedida sua prisão preventiva. “Não adianta pedir uma prisão apenas para atender a interesses. É preciso elementos e provas robustas para que o Ministério Público possa trabalhar na ação criminal” – explicou o delegado.

Adriano Campos era proprietário do restaurante Adriano, especializado em comida italiana, que fica na Avenida Getúlio Vargas. É considerado um dos mais tradicionais da cidade. O empresário foi sepultado na cidade de Campinas.

Fonte: 24 Horas News

+ sobre o tema

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto...

Estado Brasileiro implementa políticas raciais há muito tempo

Neste momento, está em tramitação no Senado Federal o...

para lembrar

Antropóloga disseca caso de racismo na BMW

Segundo Débora Diniz, o mal-entendido na concessionária da Barra...

Inter de Milão é multada em R$ 40 mil por racismo de torcedores

Mesmo sem a presença de Balotelli, torcida da Inter...

Lançamento Por uma infância sem racismo

Por: Madeleyne Machado Parceria entre Criança, Igualdade Racial e...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=