Seis marcas são investigadas por exploração de mão de obra em SP

O Ministério Público do Trabalho de Campinas investiga seis marcas que teriam comprado peças de roupa de empresas que utilizam mão de obra em regime análogo à escravidão, após uma operação ter resultado na punição da grife espanhola Zara.

Segundo a procuradora Fabíola Zani, foram encontradas etiquetas de várias marcas durante uma série de auditorias realizadas em fábricas de Americana (SP) que resultaram na libertação de 52 pessoas que trabalhavam em condições análogas à escravidão.

De acordo com Fabíola, citada em reportagem do portal “G1″, os auditores encontraram etiquetas das marcas Ecko, Gregory, Tyrol, Billabong, Brooksfield e Cobra d”Água.

No entanto, a procuradora acrescentou que 50% da produção encontrada durante as operações era destinada à Zara.

“Vamos chamar todas as marcas que tiveram etiquetas encontradas para que ajustem a conduta de toda a cadeia produtiva, para que não se encontre trabalho degradante”, explicou.

Fabíola revelou que os auditores encontraram espaços improvisados, que serviam também como residência, com alto risco de incêndio, instalações elétricas sem segurança, além de botijões de gás instalados dentro dos quartos e banheiros coletivos.

O responsável pelo desenvolvimento dos produtos da Brooksfield, Bruno Minelli, negou que a grife disponha de fornecedores no município de Americana e declarou não ter recebido nenhuma notificação do Ministério Público, acrescentando que a marca enfrenta constantes casos de falsificação de suas peças.

Por outro lado, reconheceu que a Brooksfield não dispõe de fabricação própria e que se abastece com cerca de 30 “fornecedores tradicionais”.

A Gregory adotou uma linha similar e afirmou que apesar de não produzir nenhuma de suas peças, não conta com fornecedores em Americana.

O anúncio da investigação foi feito um dia depois que fontes oficiais confirmaram à Agência Efe que o Ministério do Trabalho emitiu 52 autos de infração contra a Zara após inspecionar várias fábricas de São Paulo que vendem peças a uma fornecedora da marca espanhola.

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Lista atualizada Domingo 06/10 – Eleições do Conselho Tutelar – Dia 06/10 – Indicações

Segue lista de candidatos à Conselheiros e Conselheiras Tutelares...

Fundo de Apoio Emergencial: Covid-19

Apoio emergencial para organizações, grupos, coletivos e indivíduos dedicados...

Denúncias contra violações de direitos humanos pode ser feitas pelo Whatsapp

O Revista Brasil desta segunda-feira (09) falou sobre mais...

para lembrar

Não somos defensores de bandidos!

Não somos defensores de bandidos! – Diálogo com a sociedade...

Creuza Maria Oliveira, presidenta da Fed. Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad) ganha Prêmio Direitos Humanos 2011

Creuza Maria Oliveira, presidenta da Federação Nacional das Trabalhadoras...
spot_imgspot_img

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU em Genebra, na Suíça, com três principais missões: avançar nos debates...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Ministério lança edital para fortalecer casas de acolhimento LGBTQIA+

Edital lançado dia 18 de março pretende fortalecer as casas de acolhimento para pessoas LGBTQIA+ da sociedade civil. O processo seletivo, que segue até...
-+=