Selo da diversidade racial é recebido por 140 empresas em Salvador

Cerimônia de outorga foi promovida pela prefeitura nesta quinta (14)

Por Raquel Saraiva Do Correio24Horas

Nesta quinta-feira (14) a Secretaria Municipal de Reparação (Semur)  promoveu a cerimônia anual de outorga das empresas participantes do selo da diversidade étnico-racial. Cerca de 140 empresas participantes das categorias reconhecimento e compromisso tiveram a certificação renovada na ocasião. A Rede Bahia foi uma das empresas certificadas na categoria compromisso.

As organizações contempladas seguem um plano de trabalho no sentido de promover ações de combate ao racismo, através da inclusão da juventude negra no mercado de trabalho, do apoio a programas de primeiro emprego, formação de colaboradores para combater a discriminação racial, além de ações no ambiente de trabalho voltadas para a comunidade, parceiros e fornecedores.

“Este Selo proporciona a possibilidade de dialogarmos com as empresas para refletirem e identificarem como todas as formas de preconceitos e as discriminações se manifestam no nosso cotidiano e no mercado de trabalho, dentro das organizações” ressalta Leomar Borges, coordenador do Programa do Selo.

De acordo com Ivete Sacramento, secretária da Semur, o selo da diversidade étnico-racial representa uma política pública de sensibilização das instituições, valorizando a igualdade étnica no ambiente interno das instituições.

“O que nos importa não é a empresa apenas empregar as pessoas afrodescendentes, mas também qualificá-las para melhor serviço ao público, oferecendo a oportunidade de crescimento profissional”, ressaltou a secretária, acrescentando que a população de Salvador é composta por 82% de negros.

Ao obter a certificação, as instituições participantes assumem o compromisso de fazer um censo étnico-racial e desenvolver ações de combate ao racismo no ambiente de trabalho. A concessão do selo é renovada anualmente e, para se garantir entre os premiados, as instituições e empresas devem atender a diversos critérios pré-estabelecidos por um Comitê Gestor.

“Precisamos forjar mudanças de comportamento e promover políticas públicas e organizacionais de reparação e promoção da equidade racial. É a possibilidade de gerar oportunidades para atrair talentos, se posicionar estrategicamente no mercado, tornando-se mais competitivo e tendo  maior lucratividade” ressalta Leomar Borges.

Durante a cerimônia de outorga nesta quinta, que ocorreu  no auditório do São Salvador Hotéis e Convenções, no Stiep, os representantes da rede Carrefour, Dow Brasil e Unifacs apresentaram casos de sucessos e ações de promoção de igualdade social praticados em cada ambiente de trabalho.

A gerente de Diversidade e Responsabilidade da Carrefour, Karina Chaves, revelou que o corpo de trabalhadores da empresa no Brasil possui 42% de negros em cargos de liderança. Já Patrícia Pastori, coordenadora de Extensão Comunitária da Unifacs, apresentou o lançamento do curso de extensão Diversidade Racial LGBT.

+ sobre o tema

Em parte da elite, saudades de 1964

Depois de José Serra, é a vez do Instituto...

Do Baú do STF: Episódio 1 – Daniel Dantas e Guarani-Kaiowa

por Renato Rovai   Inicio com este post...

Pesquisa constata discriminação racial recorrente no mercado de trabalho

Não é só no olhar de discriminação, nas frases...

para lembrar

Lázaro Ramos: entenda os sintomas da estafa, condição que fez ator ser levado ao hospital

Na última sexta-feira, o ator Lázaro Ramos passou mal dentro de...

Conheça os vencedores do Prêmio Abdias Nascimento

Em cerimônia no Teatro Oi Casa Grande, foram conhecidos na...

Brasil abre a agenda eleitoral e fecha a do aborto

Rio de Janeiro, 3/5/2010 - Politicamente incorreto na hora...

Desculpe, Chico

Quando nossa desilusão voltava diante de tantas perdas, censura,...
spot_imgspot_img

Evento de Geledés propõe avanço da ONU e do G20 na agenda racial

“Foi um encontro de alto nível. Fomos capazes de aglutinar assuntos como diversidade, representatividade, olhando para o G-20 sob a perspectiva dos afrodescendentes”, disse...

Integrando Justiça Racial na Agenda 2030: O Papel do ODS 18

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a criação do ODS 18 – Igualdade Étnico-Racial em setembro de 2023, durante a Cúpula dos...

Recomendações de Geledés para Negociações Climáticas – UNFCCC COP29

Geledés – Instituto da Mulher Negra produziu recomendações para contribuir com o conteúdo das negociações no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre a...
-+=