Sem mandato: Artur, Tasso, Heráclito, Mão Santa e Maciel

Incomodado com derrotas no Congresso, o presidente Lula desde o início da campanha da candidata Dilma gritou aos quatro cantos que tinha como objetivo, além de eleger a pupila, tirar do caminho aqueles que poderiam atrapalhá-la num possível futuro governo.

Dito e feito.

Tidas com estrelas da oposição Artur Virgílio (PSDB-AM), Tasso Jereissatti (PSDB-CE), Heráclito Fortes (DEM-PI), Mão Santa (PSC-PI) e Marco Maciel (DEM-PE) foram derrotados nas urnas por integrantes do governo com a ajuda de Lula.

Todos os cinco não retornarão ao Congresso no próximo ano.

Contra Virgílio pesou, entre outros fatores, as imagens usadas pelos adversários em que ele diz que iria dar uma surra no presidente, que tem uma avaliação positiva acima dos 80% na região.

Tasso não suportou o rompimento com os irmãos Cid e Ciro Gomes e viu os adversário Eunício (PMDB) e Pimentel (PT), que inúmeras vezes trocaram farpas nas eleições, vencerem.

Heráclito Fortes por sua vez ficou com apenas a quarta colocação no Piauí, arrastando com ele o senador Mão Santa que ficou em terceiro.

Os vitoriosos Wellington Dias (PT) e Ciro Nogueira (PP) vão fortalecer uma possível base aliada de Dilma no Senado.

O discreto Marco Maciel também não teve fôlego e ficou no meio do caminho. Ele registrou nas urnas três vezes menos votos do que os adversários Armando Monteiro (PTB) e Humberto Costa (PT) que tiveram o apoio de mais de 3 milhões de eleitores.

 Fonte: Noblat

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...