Seminário debate homofobia na segurança pública nesta quinta (11)

O seminário será ministrado pelo delegado da Polícia Civil de Sergipe e membro da Rede Nacional de Operadores de Segurança Pública LGBT, Mário de Carvalho Leony.

Acontece nesta quinta-feira (11) o seminário “Segurança Pública Sem Homofobia”, como parte da programação da 10ª Semana do Orgulho de Ser. O seminário, direcionado a diversos setores da segurança pública do Piauí, como a Polícia Militar e a Polícia Civil, será no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Piauí (OAB-PI), das 8h às 18h.

O seminário será ministrado pelo delegado da Polícia Civil de Sergipe e membro da Rede Nacional de Operadores de Segurança Pública LGBT, Mário de Carvalho Leony. O delegado vai comentar como deve ser a abordagem dos policiais com o público LGBT e debater temas que remetem aos recentes casos de crimes considerados homofóbicos no Piauí.

Ontem (9), o Delegado Geral da Polícia Civil, James Guerra, convocou os delegados titulares das Delegacias Distritais e Especializadas da Capital, Delegacias Metropolitanas e Delegacias Regionais do Estado para participarem do evento.

De acordo com Carmem Ribeiro, coordenadora do Grupo Matizes, que promove a 10ª Semana do Orgulho de Ser, o seminário é um dos eventos mais importantes do evento. “Segurança pública para os LGBTs foi sempre uma bandeira que defendemos. Então, realizar este seminário aqui no nosso Estado é uma grande conquista”, destaca.

Programação da 10ª Semana do Orgulho de Ser desta quinta-feira (11):

8h às 18h – Seminário: Segurança Pública sem homofobia – Mário de Carvalho Leony (Delegado de Polícia Civil de Sergipe, membro da Rede Nacional de Operadores de Segurança Pública LGBT) – Auditório da OAB-PI.

8h às 12h – Roda de Conversa – A política de proteção social e a população LGBT no município de Teresina – Coordenadoras: Marfisa Mota e Iracilda Braga.  – Auditório da SEMTCAS.

9h às 12h – Mesa Coordenada: Saúde integral de mulheres lésbicas e bissexuais – Profª Drª Andrea Cronemberger Rufino (Uespi).

Prevenção de DSTs /AIDS e câncer do colo uterino no sexo entre mulheres – Sérgia Patrícia Braga Oliveira (Presidente da Sociedade Piauiense de Citopatologia).

14h – Palestra: Bissexualidade e Bifobia: hora de descer do muro – Fernanda Coelho (Membro do Coletivo Bil; Presidente da Comissão Especial de Diversidade Sexual da OAB de Ipatinga-MG; Presidente da Comissão Estadual de Direito Homoafetivo do IBDFAM/MG) – Auditório do CCE/UFPI.

16h – Oficina: Combate à homofobia na UFPI: por onde começar? – Facilitadoras: Coordenação de Combate às Opressões do DCE da UFPI – Auditório do CCE/UFPI.

16h30min – Debate – Estatuto da Diversidade Sexual: direitos LGBT para além dos Tribunais – Fernanda Coelho (Membro do Coletivo Bil; Presidente da Comissão Especial de Diversidade Sexual da OAB de Ipatinga-MG; Presidente da Comissão Estadual de Direito Homoafetivo do IBDFAM/MG) e Ana Carolina Magalhães Fortes (Advogada, mestre em Educação pela UFPI) – Auditório do Palácio Pirajá/UESPI/Campus Torquato Neto.

19h – Intervenção Cultural “Pra Sair do Armário” – Local: Anfiteatro do CCE/UFPI.

 

Fonte: Portal o Dia

+ sobre o tema

Homofobia na UFCA e o ódio o feminino – Por Jarid Arraes

Discursos de ódio e casos de racismo, homofobia e...

Filha de Raúl Castro lidera conga anti-homofobia em Havana

Fantasiados de havaianas e abraçados em bandeiras com as...

Pastor que fazia ‘cura gay’ é preso por abuso sexual de dois homens

Reverendo Ryan J. Muehlhauser pode pegar até dez anos...

Homofobia e violência no Sukiya

Jovem foi intimidado e agredido por garçom do restaurante...

para lembrar

Por quê criminalizar a Homofobia?

A maioria dos brasileiros assiste passivamente cenas diárias de...

Tolerância a ofensas prejudica candidatos, por Renato Janine Ribeiro

Por Renato Janine Ribeiro Aécio Neves e Eduardo Campos quiseram...

Héteros fazendo papel de gays são mais frequentes que gays interpretando héteros

De Daniel Day Lewis a Oscar Magrini, muitos atores...

Preconceito e assassinatos: A cada hora, um gay sofre violência no Brasil; denúncias crescem 460%.

Neste ano, em um levantamento até outubro, os episódios...
spot_imgspot_img

Homofobia em padaria: Polícia investiga preconceito ocorrido no centro de São Paulo

Nas redes sociais, viralizou um vídeo que registra uma confusão em uma padaria, no centro de São Paulo. Uma mulher grita ofensas homofóbicas e...

ONG contabiliza 257 mortes violentas de LGBTQIA+ em 2023

Em todo o ano passado, 257 pessoas LGBTQIA+ tiveram morte violenta no Brasil. Isso significa que, a cada 34 horas, uma pessoa LGBTQIA+ perdeu...

Justiça manda Governo do RJ pagar R$ 80 mil a Cacau Protásio por ataques em gravação em quartel dos bombeiros

A Justiça do Rio de Janeiro determinou, em segunda instância, que a atriz Cacau Protásio seja indenizada em R$ 80 mil por ataques e...
-+=