Seminário define implementação da Saúde para População Negra

Brasilia (Brasil) – Brasília recebe, entre os dias 21 a 23 de outubro, o Seminário de Gestores sobre a Implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra. O evento é realizado pela Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) do Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Apoio à Gestão Participativa (Dagep).

O seminário acontece no Hotel St. Peter, e está direcionado para gestores Estaduais e Municipais de Saúde, Comitês Técnicos de saúde da População Negra, Conselhos Estaduais e Nacional de Saúde, Movimentos Sociais, entre outros.

Cerca de 150 pessoas devem participar deste seminário, que tem a finalidade de estabelecer estratégias para a implementação da Política. A ideia é identificar ações exitosas de implementação da PNSIPN, fortalecer o controle social, fomentar e acompanhar ações dos Comitês Técnicos de Saúde da População Negra nos Estados e Municípios.

Políticas públicas – A Política Nacional de Saúde Integral da População Negra foi instituída pela Portaria nº 992/2009 e sua implementação exige que esta seja percebida como instrumento transversal e interseccional, que perpassa por diversos contextos históricos hierarquizados por raça, gênero e classe, como é o caso da promoção de equidade em saúde no Brasil.

A Política Nacional de Saúde Integral da População Negra tem por marca o reconhecimento do racismo, das desigualdades étnico-raciais e do racismo institucional como determinantes sociais das condições de saúde desta população, com vistas à promoção da equidade em saúde.

Fonte: SGEP

+ sobre o tema

para lembrar

O sentido da reforma apressada do 2º grau

A MP do ensino médio, que Temer assinou nesta...

Mestrado de Mariana no Graduate Institute por Mariana Alves Tavares

O projeto Olá! Meu nome é Mariana Tavares, tenho 24 anos...

Organizações promovem consulta online para levantar dados e demandas da educação em SP

Campanha SP Educação pretende promover o debate sobre o...

Obra infanto-juvenil em inglês aborda preconceito racial

Lançamento do livro “The Black Butterfly” (A borboleta Preta), de...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=